Veículos

Detran simplifica consulta de pontos na CNH e dados de veículos

Detran simplifica consulta de pontos na CNH e dados de veículos

O Detran de São Paulo lançou novo modelo de consulta de informações sobre situação de CNHs ou documento de veículos que promete informações com um único clique para usuários cadastrados no site. . Com novo visual, o painel “Meu Detran” traz ao usuário cadastrado os cinco principais serviços eletrônicos de CNH e de veículos de uma só vez. Para ver, basta validar o login e senha no site www.detran.sp.gov.br.

A nova ferramenta mostra se a habilitação do motorista está regular ou suspensa; sua data de vencimento; se há pontuações, recursos ou indicações de condutor de multas aplicadas pelo Detran.SP. Na sequência, estão as informações de até cinco veículos vinculados ao CPF do usuário, como o mês de licenciamento; IPVA; multas pendentes; bloqueios ou outras restrições. Antes, o usuário precisava realizar diferentes serviços eletrônicos do site para obter os mesmos dados.

Para usar o novo serviço do Detran.SP, o cidadão com a CNH ou veículo registrado no Estado de São Paulo precisa se cadastrar no portal do Departamento de trânsito. No campo login, deve inserir seu CPF, definir uma senha e seguir o passo a passo indicado. Atualmente, mais de 11,3 milhões de usuários cadastrados usufruem dos 26 serviços online do site.

“Essa ferramenta torna a consulta mais simples e rápida. Com apenas um clique o cidadão visualiza o status da habilitação ou do veículo. Esse é nosso objetivo. Desburocratizar cada vez mais os procedimentos, facilitando a navegação de todas as pessoas”, explica Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.

Serviços online

Durante a navegação identificada no portal do Detran.SP, é possível solicitar 2ª via da CNH, a CNH definitiva, Permissão Internacional para Dirigir (PID), atualizar endereço; agendar atendimento; recorrer contra multas do Detran.SP; contra os processos de suspensão e cassação;  a acompanhar a realização das aulas teóricas e práticas, e muito mais.

O usuário pode ainda vincular as contas pessoais do Facebook ou no Gmail ao cadastrado do portal, agilizando o login e evitando o esquecimento de senha. É possível remover o vínculo a qualquer momento, mas vale ressaltar que nenhuma informação do usuário é postada nas redes sociais.

O motorista pode levar o Detran.SP no bolso e ter acesso a serviços de trânsito com alguns toques na tela do celular. Isso é possível por meio do aplicativo do Detran.SP para tablets e smartphones, que permite pedir a 2ª via da CNH e a CNH definitiva, consultar pontos e multas, entre outros serviços.

O app pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais Apple (iOS) ou Google Play (Android), digitando “Detran.SP” na busca. Depois de fazer o download, o acesso aos serviços online é feito com o mesmo login e senha de cadastro do portal do departamento de trânsito.