A Citroën é conhecida por sua capacidade de inovação. Foi uma das pioneiras no uso de tração dianteira, a usar o chassi monobloco além de ter desenvolvido a suspensão hidropneumática, um dos seus trunfos no século passado.
A DS Automobiles , antiga divisão de luxo da Citroën , se tornou uma empresa independente após a Stellantis, mas mantém a tradição inovadora.
O DS E Tense Performance é apenas um conceito, mas significa que os engenheiros da fabricante imaginam o futuro dos carros será sem freios convencionais.
Obviamente o E Tense ainda ira frear, mas sem discos, pinças e pastilhas . A ideia é usar apenas tecnologias de frenagem regenerativa para controlar a velocidade.
O conceito foi desenvolvido em conjunto com a equipe da DS que disputa a Formula-E , e assim como o AMG Project One , promete levar a motorização das pistas de corrida para as ruas.
O E tense utiliza os mesmos motores elétricos que o carro de competição, e dá ao estiloso cupê 815 cv e absurdos 815 kgfm de torque (para comparação, o Tesla Model S Plaid entrega 125 kgfm).
Segundo a DS, essa configuração faz o conceito ir de 0 a 100 km/h em 2 segundos e graças à arquitetura de 350kW do sistema elétrico , a recarga completa das baterias acontece em apenas cinco minutos.
“Frenagem regenerativa é uma forma muito potente não apenas de parar um veículo, mas também de aumentar a autonomia da bateria” Disse Beatrice Foucher, CEO da DS.
“A Formula E é sobre maximizar desempenho e eficiência, e o conceito DS E Tense Performance é nossa visão de um carro de passeio utilizando tecnologias vencedoras nas pistas”, completou a executiva.
A frenagem regenerativa é facilmente encontrada em veículos híbridos e elétricos, mas é usada em conjunto com discos de freios tradicionais.
O sistema da DS evitaria desperdício de energia cinética gerada nas frenagens, mas não se sabe ainda como iria parar o carro em situações emergenciais, por exemplo.
O DS E Tense Performance foi exibido para os presentes no circuito de Mônaco durante o E-Prix de Monte Carlo e deu voltas de exibição no circuito montado nas ruas do principado.