Veículos

Existe diferença entre ceras cristalizadoras e profissionais?

Reprodução O termo “cristalização” está ligado ao processo e não ao produto em si
Reprodução O termo “cristalização” está ligado ao processo e não ao produto em si



Primeiramente é importante entender que não existe cera que faz cristalização. De acordo com Matheus Delic, Técnico de Produtos da área de Reparação Automotiva da Protelim, a cera conhecida como “cristalizadora” é um nome comercial dado ao produto.


A classificação “cristalizadora” que conhecemos está relacionada ao processo profissional na qual é feito um polimento removendo qualquer tipo de mancha, risco ou impureza da superfície através de micro abrasivos contidos na composição da cera. Em seguida, o profissional aplica uma cera de proteção, após este trabalho de polimento. Portanto, o nome cristalização está relacionado ao trabalho final e não a um produto só.

Tanto a cera encontrada nos supermercados com o rótulo “Cristalizadora”, assim como “Limpadora”, “Vitrificadora” entre outros nomes, podem ser aplicadas tanto manualmente ou com uma politriz , o mesmo vale para as ceras e polidores profissionais. Neste último caso, é preciso que o entusiasta ou profissional iniciante tenha um pouco de experiência para manejar o equipamento para não correr o risco de estragar definitivamente a pintura do veículo. ;

Fonte: Carros