A Volkswagen apresentou o primeiro protótipo compacto com controle por gesticulação, totalmente equipado com os sistemas de controle do futuro. Um simples movimento de mão no espaço à frente do display central do Golf R Touch é suficiente para que homem e máquina interajam como uma unidade através do controle por meio de gestos.
O modelo é equipado com três displays: a tela sensível ao toque com 12,8 polegadas do sistema de infotainment (resolução 2.560 x 1.700 pixels), um Centro de Controle (8 polegadas com resposta ao toque) localizado logo abaixo para as funções do veículo, controle de climatização e mídia (resolução 800 x 480 pixels) e um Active Info Display (mostrador de informações ativo) com instrumentos digitalizados, com 12,3 polegadas (resolução 1.920 x 720 pixels).
O módulo de teto, por exemplo, mostra um símbolo na tela assim que uma mão se aproxima dele. Quando o usuário toca a superfície, um menu é apresentado simultaneamente na tela de toque de 12,8 polegadas do sistema de infotainment com várias opções, como “abrir/fechar o teto solar”.
A regulagem dos bancos também é operada de forma inteligente. Assim que uma mão se movimenta na lateral do banco do motorista ou do passageiro da frente, é reconhecida pelo sistema de detecção de proximidade dos controles dos bancos.
Engenhosidade: o deslizador pode reconhecer quantos dedos estão sendo usados. Quando apenas um dedo é utilizado, o volume do áudio é controlado. Com dois dedos, ele ajusta o volume da navegação e, com três, o volume do telefone.
Além disso, o esquema de cores da iluminação ambiente e da unidade de infotainment, graves agudos, balanço e fader, também são comandados por deslizador.
O fato de praticamente não haver botões reais contribui para esta sensação de alta qualidade. Isto dá ao console central uma aparência decisivamente clara e bem organizada. Graças aos sensores de aproximação, também estão disponíveis um modo de informação muito claro e um modo de operação intuitiva com controles com tamanho otimizado.