O Gordon Murray Automotive , estúdio do renomado designer sul-africano de modelos da Fórmula 1 , acaba de revelar o T.50s Niki Lauda , supercarro homologado para as pistas que faz tributo ao lendário piloto dos anos 70 e 80. Apenas 25 unidades da versão especial do T.50 – avaliadas em R$ 28 milhões no câmbio atual – serão produzidas, com entregas previstas apenas para janeiro de 2023.
O modelo que homenageia o tricampeão da Fórmula 1 começou a ser desenvolvido em 2020. Na comparação com a versão convencional do T.50, a edição ” Niki Lauda ” é 134 kg mais leve, graças à estrutura em fibra de carbono que totaliza 852 kg. Este é exatamente o peso de um Renault Kwid brasileiro, em um supercarro que pode desenvolver incríveis 725 cv de potência.
Para se ter mais uma ideia dos recursos utilizados pelo estúdio de Murray para que o T.50s fosse o mais leve possível, cada uma das rodas aro 18 feitas de magnésio pesa apenas 8 kg, com cubos no estilo da Fórmula 1 e bloqueio central.
Seu motor é um vigoroso 3.9 V12 que pode girar até 12.100 rpm graças à turbina de 400 milímetros que gira um motor elétrico de 48V. Asas traseiras e difusores ajudam na chamada “sustentação negativa” (o famoso downforce , em inglês) para garantir ainda mais estabilidade à criação de Gordon Murray.
Sua transmissão de seis velocidades foi desenvolvida pela X-Trac, com aletas para trocas de marcha atrás do volante. Segundo o próprio Murray, o T.50s Niki Lauda terá uma conexão visceral com o motorista e a pista que nunca foi atingida por outro veículo.
“Imagine que você está na sua pista favorita a bordo de um supercarro com assento central. Atrás de você, o motor V12 ruge com ferocidade. Com tanta potência e recursos que garantem dirigibilidade extrema, será como pilotar um carro de Fórmula 1”, diz Gordon Murray.
Os afortunados que estiverem dispostos a desembolsar quase R$ 30 milhões pelo T.50s terão direito a escolher todos os acabamentos do veículo. Um pacote extra chamado Trackspeed inclui todos os acessórios, ferramentas e recursos necessários para um track-day digno de treino da Fórmula 1.