O colunista Claudio Loetz do site NSC Total apurou com o deputado Daniel Freitas (PSL-SC) que o governo brasileiro iniciou as movimentações para atrair a fabricante de veículos elétricos Tesla para o Brasil. De acordo com o Freitas, a marca americana poderá abrir uma fábrica na América do Sul em até três anos. Santa Catarina seria o destino plausível.
LEIA MAIS: Volkswagen quer superar Tesla no segmento dos carros elétricos
Além de Daniel Freitas, o ministro da Ciência, Tecnologia e Informações, Marcos Pontes, também está à frente da proposta. Conforme sua agenda divulgada no site do Ministério, Pontes se reuniu na última quarta-feira com um dos engenheiros da Tesla .
LEIA MAIS: Ford terá novos carros eletrificados no Brasil. Kuga híbrido pode ser o primeiro
Na entrevista ao NSC Total, Freitas confirmou que o governo planeja formar uma comitiva para visitar a sede da Tesla nos Estados Unidos. Além do deputado e do ministro, o presidente Jair Bolsonaro também comparecerá. Atualmente, a Tesla tem três fábricas no mundo: duas nos Estados Unidos, uma na China. Um novo complexo já está sendo construído em Berlim, na Alemanha.
Tesla no Brasil
Elon Musk, CEO da Tesla, já indicou em seu perfil no Twitter que tem interesse de expandir o mercado para a América Latina. Atualmente, a única maneira de adquirir um veículo da marca é encomendando com uma importadora oficial, caso da Elektra Motors, de São Paulo.
LEIA MAIS: Veja os carros elétricos que poderão chegar ao Brasil ainda em 2020
A concessionária importa apenas o sedã Model S , por valores que alternam entre R$ 745 mil e R$ 785 mil, dependendo da versão.