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JAC lança E-JT 12.5, o  segundo caminhão elétrico da marca no Brasil

JAC lança E-JT 12.5, o  segundo caminhão elétrico da marca no Brasil


A JAC anuncia o lançamento do caminhão E-JT 12,5, seu segundo caminhão e 11º modelo elétrico disponibilizado no mercado brasileiro.O utilitário tem PBT de 12,5 toneladas e capacidade de carga útil de até 8,6 ton. 

Segundo a JAC , a ideia de trazer o E-JT 12,5 nasceu dos clientes da marca. Frotistas que adquiriram o iEV1200T e gostaram do rendimento do modelo elétrico, solicitaram à fabricante um modelo elétrico com PBT maior, e no caso, o E-JT excede o PBT do iEV1200T em 3 toneladas.

Esse novo modelo permite que os frotistas cumpram roteiros logísticos que exigem mais capacidade de carga com seus caminhões elétricos, representando uma maior economia financeira e também sem emitir poluentes.

“Fomos à China, trouxemos esse caminhão e o equipamos com o terceiro eixo. Trucado, compacto, com PBT de 12,5 toneladas e carga útil de 8,6 ton, o que é uma enormidade. E melhor do que tudo isso: ele traz uma economia de R$ 1,32 no custo por km rodado e também atende aos princípios de ESG dessas companhias”, conta Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil.

A pandemia de Covid-19 fez muitos frotistas repensarem suas operações. O setor de logística sofreu um impacto positivo graças ao aumento de vendas no e-commerce , e muitas empresas do setor observam os caminhões elétricos com bons olhos, por conta ta economia no km rodado e também para se enquadrarem em metas ambientais.

É nesse cenário que o JAC E-JT 12,5 se destaca, rodar 30.000 km/ano com um caminhão a diesel, significa a emissão de 20 toneladas de CO2, o que não acontece no caso dos veículos elétricos.

“São cerca de 600 toneladas emitidas por apenas um veículo a diesel em seu período de vida útil, ao redor de 30 anos! A introdução do JAC E-JT 12,5 na frota das empresas vai anular imediatamente essa gigantesca emissão de carbono”, acentua Habib.

Segundo a JAC, a autonomia do caminhão é 150 km , quando carregado com 8,6 toneladas, e caso esteja vazio, é capaz de percorrer 250 km. Considerando o custo médio da energia elétrica no Estado de São Paulo de R$0,65 kWh, uma recarga completa custaria R$ 69,55, e uma média de R$ 0,46 por km rodado, enquanto carregado.

A JAC compara os valores necessários para rodar os mesmos 150 km em um caminhão tradicional movido a diesel : seria necessário 37,5 litros de combustível, que tem o preço médio do tipo S10 cotado em R$ 7,13, e seria necessário R$ 267,38 para abastecer o veículo, e aumentaria a média para de R$ 1,78 por km rodado.

Segundo a JAC em carregadores de 7 kWh, o E-JT 12,5 levará cerca de 13 horas para carregar dos 20 aos 100% da capacidade das baterias, mas em carregadores de corrente contínua de até 100 kWh, essa carga levará apenas 55 minutos .

O modelo promete proporcionar conforto para o condutor, já que devido à motorização elétrica , não terá ruído, câmbio, embreagem, nem trancos.   O pacote de equipamentos é completo, com air-bag duplo, freios dianteiros com discos ventilados e ABS, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado digital, câmera 360 graus, e tela multimídia de 12 polegadas.

Além disso, em caso de colisão, o caminhão corta a tensão de energia das baterias para o motor e destrava as portas de forma automática, visando facilitar um eventual resgate dos ocupantes e segurança das equipes de resgate.

Outro ponto positivo para o E-JT 12,5 é o custo de manutenção. Segundo a JAC, os valores são 50% mais baixos que os caminhões do mesmo porte movidos a diesel, já que o motor conta com menos partes móveis, e não utiliza câmbio, bicos injetores, embreagem, bombas, óleo, filtros, correias, e outras peças que se desgastam.

O JAC E-JT 12,5 está disponível por R$699.900 no site e nos concessionários da marca.

Fonte: IG CARROS