O mercado de SUVs não parece que vai perder velocidade. Muito pelo contrário, a tendência é que cada vez mais eles ocupem segmentos de entrada e contem com eletrificação . Entre os mais vendidos do Brasil, estão: Hyundai Creta , Chevrolet Tracker , Volkswagen T-Cross e Jeep Compass , que voltou a oferecer a opção mais simples Sport. Assim, brigará de frente com Toyota Corolla Cross e as versões topo de linha do Creta, o SUV mais vendido em fevereiro, e companhia.
A Sport agora parte de R$ 172.890 no configurador da Jeep, um desconto de R$ 11.600 para a Longitude T270 . O motor da variante Sport é o já conhecido 1.3 turbo de 185 cv no etanol e 180 cv na gasolina, que rende 27,5 kgfm de torque máximo.
Para ficar mais acessível, a Sport perdeu alguns itens em comparação com a Longitude: as borboletas atrás do volante para a troca de marchas deixaram de ser oferecidas, a central multimídia deixa de ter 10,1 polegadas e passa a ter 8,4″, os bancos de couro se tornaram opcionais, e foi-se também o volante revestido com o mesmo material. A vida dos carros de entrada é dura.
E como ele se compara a um SUV compacto top? A variante Ultimate do Creta parte de R$ 173.690 , e é equipada com um motor 2.0 aspirado que entrega 167/157 cv de potência e 20,6 kgfm de torque. Apesar da potência menor do Hyundai , ele é mais equipado, e já oferece câmera 360º, alerta de ponto cego, sensor de estacionamento traseiro e frenagem automática de emergência.
Esses itens são oferecidos apenas em variantes mais caras do Compass, dado que a Sport conta apenas com dois opcionais: bancos de couro (R$ 2.600) e teto solar panorâmico (R$ 8.900), itens já oferecidos de série no Hyundai.
Como em toda alternativa mais simples de um veículo, a ideia é pegar os potenciais compradores que se apegam ao nome e ao porte do modelo, e não ao pacote de equipamentos. Um exemplo disso é o que acontece domesticamente.
Agora, o Compass Sport custa R$ 1.000 a menos que as versões 4×4 e com todos os equipamentos disponíveis do Renegade . As versões Trailhawk e Série S do SUV menor só contam com o teto solar panorâmico como opcional, mas já oferecem detector de ponto cego, assistente de permanência em faixa e alerta de tráfego cruzado traseiro, enquanto o Compass Sport dispensa todos esses equipamentos .
Um dos principais rivais dessa versão do Compass é o Toyota Corolla Cross 2.0 XRE – a configuração mais cara com motor não híbrido -, comercializada por R$ 172.690 , cerca de R$ 200 mais em conta que o Jeep.
Equipado com motor 2.0 aspirado , o Toyota é menos potente que o Jeep, são 177/169 cv de potência e 21,4 kgfm de torque. A escolha aqui vai de acordo com a experiência do cliente, já que o câmbio do Corolla Cross é CVT , dotado de engrenagens para a primeira marcha e simulação para as outras nove velocidades, enquanto no Compass é um automático de seis relações .
O Corolla Cross mede 4,46 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,62 m de altura e 2,64 m de distância entre-eixos, enquanto as dimensões do Jeep são 4,40 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,63 m de altura e 2,63 m de entre os eixos, praticamente o mesmo tamanho.
O Compass perde nos ângulos de ataque e saída e no porta-malas, mas não é nada absurdo, seus 410 litros de capacidade são menores que os 440 do Corolla Cross, pode fazer diferença em uma viagem longa, mas no uso diário, não faz muita falta.
Outros rivais em potencial para o Compass Sport são o Volkswagen T-Cross e as versões de entrada do Honda HR-V . A versão Highline do T-Cross é equipada com motor 1.4 TSI (R$165.990) e custa R$ 6.900 a menos que o Jeep. Na lista de equipamentos, aqui o Jeep leva alguma vantagem, oferecendo faróis em LED, freio de estacionamento elétrico e função auto hold.
Já o HR-V , possui as versões EX e EXL (R$ 148.900 e R$ 156.700, respectivamente), muito mais baratas que o Compass, competindo mais com o Renegade e outros modelos menores em versões intermediárias ou topo de linha no caso do Chevrolet Tracker , mas a versão Advance, que custa R$ 182.900, já compete com o Compass na versão Longitude, que parte de R$ 184.490.
As versões de entrada do HR-V contam com o motor 1.5 aspirado que entrega até 126 cv. Nesse sentido a vantagem do Compass é enorme, já que seu motor turbo entrega no mínimo 180 cv, potência maior ao motor 1.5 turbo do Honda , que gera 177 cv no etanol ou gasolina, e 24,5 kgfm de torque, contra os 27,5 do Jeep, mas esse motor só está disponível nas versões Advance e Touring , que custam R$ 182.900 e R$ 190.900.
Fonte: IG CARROS