Veículos

Jeep vai ter novo Compass híbrido que faz até 50km/l no Brasil

Jeep vai ter novo Compass híbrido que faz até 50km/l no Brasil


source

A Stellantis vai fechar 2021 com três modelos eletrificados no Brasil. O primeiro é o Fiat 500e, que já chegou às lojas, em versão única. Outro será o Peugeot 208 e-GT, que está prestes a desembarcar. E o terceiro vai ser o Jeep Compass 4Xe, que já está em testes no país e será lançado entre o fim do ano e os primeiros dias de 2022, conforme apurou a reportagem de iG Carros.

O Jeep Compass 4xe será o primeiro modelo híbrido plug-in da marca no Brasil com dois motores elétricos que funcionam junto com o 1.3 turbo, o mesmo produzido em Betim (MG), mas movido apenas a gasolina por se tratar de um modelo importado da Itália. Como tem um motor elétrico para cada eixo, não precisa do eixo cardã quando a tração integral é acionada.

No caso das versões Trailhawk e S do Compass híbrido a potência combinada dos três motores (dois elétricos e um híbrido) chega a 243 cv, o que é suficiente para o carro acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,5 segundos e atingir 200 km/h. Ainda conforme a fabricante, com ajuda da eletrificação, o SUV é capaz de fazer até 50 km/l na cidade.

Assim como outras versões do Compass, a 4xe híbrida plug-in terá cinco modos de condução: automático, esportivo, neve, areia e outro para terrenos cheios de pedras. Sem cardã ou diferencial traseiro volumoso, o espaço no porta-malas do SUV não será prejudicado, conforme a marca americana.

E o Renegade?

O modelo mais vendido da Jeep no Brasil e líder do segmento de SUVs compactos hoje em dia, conforme os dados da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos), o Renegade está prestes a receber novidades para a linha 2022, que chega no início do ano que vem. O carro foi flagrado em testes, ainda camuflado, e deverá receber os novos motores turboflex , tanto 1.0 quanto 1.3.

Além disso, espera-se que o Renegade deixe de ser vendido com motor turbodiesel, que deverá estar disponível apenas para Compass e Commander na linha Jeep disponível no Brasil. Hoje em dia, apenas 10% do mix de vendas do SUV compacto corresponde às versões movidas a diesel. Para tentar aumentar esse patamar, foi lançada a versão Moab (R$ 160.371), mas isso não tem sido o suficiente.

Com a chegada das versões com motor 1.0 e 1.3, ambas turboflex, sairá de cena o 1.8 E.TorQ, que também deixará de equipar a linha Argo e Cronos com a saída da versão HGT , que não faz parte da linha 2022, bem como a Trekking 1.8. O único modelo com o já antiquado motor 1.8 da Stellantis é o Doblò, que vai sair de linha no fim do ano.

Fonte: IG CARROS