Veículos

Kawasaki desenvolve tecnologia de aceleração para superbikes de três rodas

Kawasaki desenvolve tecnologia de aceleração para superbikes de três rodas


source


Qualquer pessoa que dirigiu um veículo de três rodas inclinável como a Yamaha Niken ou a Piaggio MP3 provavelmente já tenha se questionado sobre uma tecnologia semelhante que poderia ser aplicada em uma superbike.

Pois foi isso que os engenheiros da Kawasaki fizeram o protótipo da imagem acima. Há quase uma década de desenvolvimento, o Concept J apareceu ao público pela primeira vez em 2013, quando foi revelado durante o Salão de Tóquio (Japão).

Uma das curiosidades da moto é a maneira de pilotar, muito inusitada. Com um guidão para cada mão e duas rodas dianteiras acompanhando o movimento das manoplas. Conta com garfo dianteiro inclinável ficando em uma posição mais baixa por meio do modo ‘Sport Mode’ , ou mais alta, ‘Confort Mode’. Dessa forma, é possível que o piloto fique mais ereto e confortável.

A J Concept possui motor elétrico alimentado por uma bateria de alta capacidade de níquel e hidreto metálico Gigacell e foi projetada em 3D especialmente para a exposição japonesa. Os faróis de LED são integrados em volta dos pneus.

O modelo arrancou suspiros dos visitantes não só pela beleza e esportividade da moto futurista , mas como pela tecnologia embarcada, incluindo energia elétrica, uma posição de condução que muda de forma e o layout de três rodas com dois braços oscilantes dianteiros de um lado e guidões incomuns que se movem em harmonia com as rodas.

Dessa maneira, quando dobrada em um dos lados, a barra conectada à roda interna sobe e a que está fixada na parte externa a roda se move para baixo – e tem sido objeto de uma série de pedidos de patente da Kawasaki desde que o Concept J fez sua estreia.

Há uma boa chance de que a Concept J seja vista até o final deste ano em um dos eventos europeus de shows de motocicleta, já que no Salão Automóvel de Tóquio de 2021  foi cancelado devido à pandemia.

Fonte: IG CARROS