Após quatro anos e 150 mil unidades comercializadas globalmente, o Audi E-Tron , primeiro modelo elétrico da fabricante, ganhou uma atualização visual, e também de nome, passando a se chamar Q8 e-tron .
Anteriormente, o SUV só recebia o nome da linha de carros elétricos da fabricante das quatro argolas. A idéia é deixar claro que o Q8 e-tron representa o topo da gama elétrica da Audi , já que o Q8 ocupa essa posição na gama a combustão.
Embora leve o nome Q8, o modelo elétrico é diferente do modelo a combustão , a começar pelas dimensões, que no elétrico são um pouco menores.
Na dianteira, os faróis continuam os mesmo do e-tron , mas o para-choque é completamente novo , e apresenta um novo padrão visual na grade, elementos em cor contrastante e uma fita de LED iluminando o logotipo da Audi .
Na traseira , o para-choque também passou por modificações, e agora o difusor traseiro tem um desenho mais extenso, e mais apliques em preto brilhante foram instalados na peça.
Na Europa , serão disponibilizadas três opções de motorização : 50 , 55 e S . A 50 tem 312 cv e 55,1 kgfm de torque , a novidade para essa opção é a bateria de 95 kWh, que segundo o ciclo de medição WLTP , garante autonomia de 480 km na carroceria SUV e 500 km na variante Sportback .
A versão 55 é a comercializada no Brasil no e-tron , e na linha 2023 do Q8 e-tron , recebeu um novo conjunto de baterias de 114 kWh (com 106 kWh úteis) e agora tem 580 km de autonomia no SUV e 600 km na Sportback , também apuradas no ciclo WLTP .
A mesma bateria é instalada no SQ8 e-tron , mas autonomia é de 500 km em ambas as carrocerias. Essa versão é a mais esportiva do Q8 e-tron e conta com três motores , sendo dois posicionados no eixo traseiro . Nessa versão os motores combinam para 503 cv de potência e 99,2 kgfm de torque .
Além das baterias com mais capacidade, o sistema de gerenciamento de recarga foi atualizado, e agora disponibiliza até 150 kW de potência de carregamento na versão 50 , e 170 kW nas versões SQ8 e 55 , que permite recuperar de 10 a 80% de capacidade das baterias em apenas 31 minutos .
Segundo a Audi o Q8 e-tron será equipado com 40 sistemas de assistência ao condutor , incluindo cinco radares, cinco câmeras, e 12 sensores ultra-sônicos .
Novos materiais foram utilizados na produção do Q8 e-tron . Os carpetes contam com garrafas PET recicladas em sua composição, e os bancos são em tecido sintético , chamado de ” Dinamica “, fabricado utilizando fibras de poliéster produzidas com garrafas plásticas recicladas .
A linha 2023 do Q8 e-tron chegará à Alemanha em fevereiro de 2023 e irá custar a partir de 74,400 Euros (R$ 403.748,16 em conversão direta), no Brasil , o modelo deve chegar a partir do segundo semestre .
Fonte: IG CARROS