As motocicletas da série R da BMW se tornaram ícones. Porém existem algumas empresas, como a LM Creations — uma startup holenadesa especializada em converter motores à combustão em elétricos em motos clássicas — que vem fazendo sucesso na Europa.
Por lá, os padrões de emissões são rígidos. Felizmente, o fim da utilização dos combustíveis fósseis não significa que a beleza da série R da BMW será perdida. Pelo menos, não se a startup holandesa LM Creations tiver uma opinião sobre o assunto.
Consistindo de uma unidade de energia, bateria e carregador elétrico, a conversão transforma uma moto da BMW movido a boxer em uma motocicleta elétrica. O motor de 72V produz até 20kw (26,8 cv de potência ), mantendo a estética da cabeça de ar ao encaixar facilmente em uma carcaça de alumínio fundido.
A bateria de 4,3 kWh alimenta essa unidade de energia de 72V e empurra a moto convertida para um alcance urbano de 80 quilômetros. Esse pacote de energia também mantém o estilo da série R, aninhado em uma carcaça de fibra de vidro revestida de gel que replica o tanque de combustível clássico da BMW. A startup holandesa ainda redefine a cabeça de ar com cilindros falsos do tipo R aparafusados.
Os clientes podem escolher entre um carregador de 1,8 kW ou atualizar para a versão de 3,3 kW para intervalos de recarga mais rápidos. Independentemente da unidade de carregamento, a LM Creations afirma que a bateria fornece mais de 2.000 ciclos de carga para um total de 160.000 quilômetros de autonomia.
O kit composto de bateria, o carregador e a capa de fibra é compatível com as variantes R45, R60, R65, R75, R80, R90 e R100 (1969-1995 ), embora alguns modelos possam exigir pequenas modificações. O kit custa a partir de 8.950 euros, ou pouco mais de R$ 49.430 fazendo uma conversão simples.
Fonte: IG CARROS