Veículos

Mercado: Fiat Strada e Hyundai HB20 lideram as vendas em março

Divulgação Fiat Strada tem presença marcante tanto em versões para trabalho quanto lazer
Divulgação Fiat Strada tem presença marcante tanto em versões para trabalho quanto lazer


Pelo segundo mês seguido, a Fiat Strada foi o automóvel mais vendido do Brasil, com 9.935 unidades comercializadas, 1.572 a mais que o Hyundai HB20 , que desbancou o Chevrolet Onix na categoria de veículos de passeio por apenas 80 unidades.

Vale lembrar que, para a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), que é responsável pelos números, a Strada é classificada com comercial leve , mesmo nas versões para uso de passeio.

Atrás de HB20 e Onix , quem aparece é o Volkswagen Polo , que teve um desempenho animador para a marca. As 8.197 unidades comercializadas no mês superam as vendas de janeiro e fevereiro somadas (5.877 veículos). Esse salto se dá por conta da versão Track , que chegou para substituir o Gol como veículo de entrada da marca, e que teve uma versão comemorativa de lançamento , com 1.000 exemplares.

Na sequência, quem aparece é o Jeep Compass , superando modelos que custam menos da metade do seu valor , tais como os subcompactos Renault Kwid e Fiat Mobi , que vêm logo atrás do SUV.

Por falar em SUV , o Compass é quem se destaca, apesar de ser mais caro e maior que alguns modelos que vêm abaixo na classificação de vendas. Da 9ª à 16ª posição, somente SUVs estão presentes : Hyundai Creta , Chevrolet Tracker e Volkswagen T-Cross superaram a marca de 5.000 unidades, com 430 veículos de diferença do Hyundai para o Volks.

Nas picapes, como já mencionamos, todas são classificadas como comerciais leves. A Strada é líder com mais de 4.000 unidades de vantagem para a Toro , e para a Hilux , que fecha o pódio, a diferença é de 5.573 veículos.

A nova Montana já mostra seu bom desempenho de mercado e vendeu 3.988 unidades . No somatório de 2023, já são 4.428 unidades emplacadas, posicionando a Montana em sexto lugar, ainda atrás de Saveiro e S10 , mas a tendência é que a nova picape da Chevrolet siga subindo no ranking acumulado.

Vale destacar o ritmo de emplacamentos do Volkswagen Gol , que não é mais fabricado desde dezembro do ano passado , mas ainda marcou 741 unidades, o mesmo que o Nissan Versa .

O Gol é um fenômeno curioso. Há três meses sem novas unidades, o lendário hatchback emplacou mais no acumulado de 2023 (5.300) do que o Citroën C3 (4.836) e Peugeot 208 (4.464).

Fonte: Carros