Veículos

Mercedes 770K 1939 de Hitler está impedido de ser vendida

Mercedes 770K 1939 de Hitler está impedido de ser vendida


source


Um dos veículos mais raros, caros e controversos com importância histórica está agora no centro de um acalorado debate na Austrália. Isso porque Clive Palmer, empresário, aspirante a político e colecionador de carros, supostamente comprou a limusine blindada Mercedes de 1939 de Adolf Hitler.

De acordo com relatos locais, o bilionário finalizou recentemente acordos separados em dois veículos antigos: o Rolls-Royce do rei Edward VIII e o Mercedes-Benz 770K Grosser Offener Tourenwagen de Adolf Hitler de 1939.

Nenhuma palavra foi dita sobre quanto Palmer pagou pelo Mercedes, mas a última vez que foi oferecido em leilão público, não foi vendido porque não atendeu à reserva, apesar do lance mais alto de US$ 7 milhões.

O relatório afirmava que Palmer o obteve de um colecionador russo após dois anos de negociações e que planejava torná-lo a peça central de seu próximo museu de brinquedos antigos. Ele comportaria 600 itens em rotação, com esta limusine blindada historicamente significativa no centro dela.

Leia Também

Assim que as notícias da suposta aquisição se espalharam, a ministra do Interior, Karen Andrews, pediu uma investigação sobre isso e se Palmer tinha ou planejava trazer o veículo para o país.

Andrews sugeriu que Palmer havia contornado os regulamentos de importação e alfândega, que proíbem a importação de veículos antigos com amianto. O amianto foi amplamente utilizado em freios e peças de motor, e quem traz carros clássicos sem substituir essas peças enfrenta multas enormes.

Outras objeções à suposta aquisição incluem a propriedade questionável de uma peça de memorabilia nazista, bem como a exibição de um desses itens em uma coleção particular, mesmo que seja um museu. A mídia local também sugere que Palmer poderia ter violado as sanções atuais contra a Rússia, comprando a limusine Mercedes de um colecionador russo.

Inicialmente, Palmer se recusou a comentar sobre a bagunça multimilionária que ele inadvertidamente criou, o que é compreensível considerando sua recente hospitalização. Após várias tentativas, um representante de Palmer disse ao The Guardian que ele nem comprou o carro de Hitler, mas se recusou a dar mais detalhes.

Fonte: IG CARROS