Bancos com função de resfriamento, painel de instrumentos totalmente digital, assistente de frenagem de emergência, alerta de saída de faixa, carregador de celular por indução e retrovisores virtuais. Estes itens estão presentes em carros do segmento premium, como Audi e-tron GT e Volvo XC40 – mas que você também pode encontrá-los no Mercedes-Benz Actros 2548 .
Este é um dos caminhões mais sofisticados produzidos no Brasil, mais precisamente em São Bernardo do Campo (SP). Por conta da falta de microchips semicondutores na indústria, empresários que encomendarem o novo Actros neste mês receberão o modelo apenas em abril de 2022.
E foi justamente na fábrica de São Bernardo do Campo, a única da Mercedes-Benz do Brasil desde o fechamento do complexo de Iracemápolis (SP), que conhecemos o Actros 2548 Style Line , de R$ 855.847.
Um levantamento da Confederação Nacional de Transporte (CNT) aponta que a idade média da frota de caminhões do Brasil é de 15 anos. Isso revela uma grande quantidade de veículos entre 20 e 30 anos de uso em circulação no Brasil. Estes são os mais poluentes e que consomem mais combustível.
Leia Também
No caso do Actros , o motor é um seis cilindros em linha nos parâmetros do Proconve P7. Ele desenvolve 476 cv de potência a 1.800 rpm e 234 kgfm de torque a 1.100 rpm. A transmissão é automatizada do tipo PowerShift, com seis marchas. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 120 km/h.
Equipamentos de carros de luxo
A central multimídia traz a mesma interface dos automóveis da Mercedes-Benz, assim como o cluster digital. A única diferença é que as telas foram separadas no Actros, e não seguem uma continuidade como em veículos urbanos.
Atrás dos bancos com ajustes a gás e refrigeração, foi instalado um conjunto de camas beliche. Rebatendo a cama inferior, há dois espaços bem generosos para guardar mochilas. Na parte de baixo, a Mercedes-Benz ainda colocou uma geladeira
O pacote de equipamentos traz função de farol alto inteligente (que reduz a iluminação com veículos vindo na direção oposta), assistente de fadiga, assistente de ponto-cego, assistente de faixa de rolagem, controle de proximidade, assistente de partida em rampa, freio de estacionamento eletrônico e sensor de chuva.
É difícil mensurar a distância diária que um caminhoneir o percorre. Isso depende da autonomia, do tipo de estrada e das condições do trânsito, mas é estimado algo em torno de 700 quilômetros. Neste mundo do vai-e-vem, o Actros se destaca pelo alto valor e por equipamentos de carros de luxo. Imagine daqui a 15 anos, como serão os caminhões?