Quem gostou do Nissan Versa e não curte muito o câmbio automático CVT tem na versão Sense (R$ 76.890) uma alternativa interessante. Depois de andar tanto na cidade quanto na estrada trocando de marcha ao volante do novo sedã, dá para dizer que pensaria duas vezes antes de pagar a diferença de R$ 11.500 pelo intermediário Advance (R$ 88.390). Não apenas pelo preço, mas por causa do conjunto bem acertado e pelo pacote interessante de itens de série da opção que pesa menos no bolso.
O Nissan Versa Sense vem com calotas de aro 15 no lugar das rodas de liga-leve de 16 polegadas de diâmetro, mas já conta com itens como seis airbags, sensores nos para-choques traseiros para ajudar nas manobras, assistência de partida em rampa, principais comandos do som no volante, partida por botão, entre outros, como ar-condicionado, direção com assistência elétrica e conjunto elétrico (vidros, travas e retrovisores).
É a escolha mais racional da linha Versa . Ah, o banco é tecido? Sim, mas quem se importa. Não há central multimídia, apenas o sistema de som com entrada USB e bluetooth para apenas o essencial, como ouvir músicas e atender às chamadas telefônicas. E não está bom?
A menos que você faça questão de ter uma tela de 7 polegadas para espelhar a do celular, além de alguns outros detalhes, como banco traseiro bipartido, repetidores de direção nos retrovisores e indicador de temperatura externa, o Sense é uma boa escolha.
Como os pneus mais borrachudos (195/65R 15), fica até um pouco mais confortável andar pelas ruas de São Paulo, cuja conservação do asfalto não está das melhores. Além disso também ficou claro que o acerto da suspensão chegou em um meio termo que consegue absorver bem as irregularidades do piso sem prejudicar a estabilidade nas curvas. E a assistência elétrica da direção mantém o conforto nas manobras e transmite segurança conforme vai aumentando a velocidade.
Bem ao alcance das mãos, a alavanca do câmbio manual do Versa Sense sempre mostrou engates precisos e bem silenciosos, além de marchas bem escalonadas. Nem senti falta de uma sexta, já que em quinta o carro mantém o baixo nível de ruído e desenvolve boa velocidade. Também deu para notar que os variadores de fase quanto na admissão quanto no escape do motor 1.6 aspirado funcionaram a contento, o que não exigiu constantes trocas de marchas, embora o torque máximo de razoáveis 15,5 kgfm seja atingido em altos 4.000 rpm.
Aliás, outros dois pontos que me surpreendeream foram o bom isolamento acústico e o baixo consumo. Pode acelerar que o carro não vibra em excesso e se mantém o ruído em níveis sempre civilizados. Quanto ao gasto de combustível, conforme os dados do Inmetro, o Versa Sense 1.6 manual pode fazer 8,1 km/l de etanol na cidade e 9,6 km/l na estrada, números que sobem para 11,8 km/l e 13,8 km/l com gasolina, respectivamente, nada mal.
O espaço interno do Versa 2021 também é elogiável, já que cinco ocupantes pode viajar sem apertos com suas bagagens no porta-mas de 466 litros. Apenas os chamados “pescoços de ganso” da tampa é que pode atrapalhar um pouco na acomodação. Em contrapartida, a ergonomia do carro é boa, com comandos fáceis de serem acionados, inclusive os os vidros, bem instalados nas portas.
Apesar da frente bem parecida com a do SUV Kicks antes da reestilização, da linha 2022, o desenho do Versa é bem resolvido, principalmente visto de lado e de traseira, com alta linha de cintura e vincos que transmitem uma certa esportividade e elegância. Por dentro, chamam atenção detalhes como o quadro de instrumentos com velocímetro e contagiros grandes com visor digital no centro, bem como o volante com base achatada.
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Conclusão
O Nissan Versa Sense é a versão mais racional da linha. Tem boa relação entre custo e benefício, além de conseguir aliar bom desempenho com baixo consumo. Na lista de equipamentos vem o básico do conforto e o espaço interno é suficiente para até cinco ocupantes. A menos que faça questão de itens como rodas de liga-leve, central multimídia que espelha a tela de celular e câmbio automático, vale a pena.
Ficha Técnica
Nissan Versa Sense 2021
Preço: a partir de R$ 76.890
Motor: 1.6. quatro cilindros, flex Potência: 114 cv (E) / 111 cv (G) a 5.600 rpm Torque: 15,5 kgfm a 4.000 rpm Transmissão: manual, de cinco marchas Suspensão: independente (dianteira), eixo de torção (traseira) Freios: discos ventilados (dianteira), tambores (traseira) Dimensões: 4,50 m (comprimento), 1,74 m (largura), 1,47 m (altura), 2,62 m (entre-eixos) Porta-malas: 466 litros Tanque: 41 litros Consumo: 11,8 km/l (cidade) km/l e 13,8 km/l (estrada) com gasolina e 8,1 km/l (cidade) e 9,6 km/l com etanol
0 a 100 km/l: 10,8 s
Vel. Max: 185 km/h