Veículos

Novas gerações têm outro comportamento em relação a carros

Novas gerações têm outro comportamento em relação a carros



Se você tem mais de 35 anos, possivelmente um dos sonhos da sua vida na adolescência foi tirar a carteira de habilitação e ter o seu primeiro carro. Afinal, ter o carro próprio significava liberdade e poder. 

Entretanto, nos últimos anos, o comportamento das gerações mais jovens mudou e o desejo de posse deixou de ser latente. A nova geração prioriza a experiência e isso implica na melhor escolha para se locomover de um ponto a outro, o que não se baseia necessariamente em ter um carro. Um levantamento realizado pela CNN Brasil em agosto de 2021 identificou que, nos últimos seis anos, houve uma queda de mais de 10% no número de pessoas entre 18 e 30 anos que tiraram a Carteira Nacional de Habilitação.

Para a outra parcela da população, a relação com o carro também se transformou. “O aluguel de carros por assinatura já é uma realidade comum nos EUA e na Europa. No Brasil, a modalidade está conquistando cada vez mais adeptos, principalmente entre o público A, que encontrou na assinatura de carros de luxo uma maneira de investir em modelos top de linha, sem precisar se descapitalizar e sem a necessidade de lidar com as obrigações inerentes ao veículo”, conta Liandra Boschiero, gerente da Osten GO, empresa de aluguel de carros premium por assinatura e por hora via aplicativo.

Ao colocar os custos na ponta do lápis, a assinatura de veículos se tornou uma boa opção para quem deseja reduzir burocracias e não quer se descapitalizar financeiramente ao investir uma grande quantia em um bem. Muitas empresas e pessoas físicas optaram por se desvincular das obrigações inerentes a um carro próprio e, ao mesmo tempo, manter dinheiro em caixa ao invés de investir na compra de um veículo. 

De acordo com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), o mercado de locação de veículos cresceu 33,5% em 2021. A estimativa é que este mercado salte dos atuais 1,5 milhão de veículos para 3,5 milhões até 2026.

“Muitas mudanças ainda são esperadas para o universo automotivo. O uso do aluguel por hora via aplicativo também tem apresentado uma demanda crescente daqueles que buscam o carro para vivência de experiência aliada às demandas do dia a dia. Outra tendência que irá se concretizar cada vez mais são os veículos elétricos, que reforçam os aspectos de sustentabilidade cada vez mais importantes na nossa sociedade e extremamente valorizados pelas novas gerações”, complementa Boschiero.

A tecnologia trouxe novos contornos ao espírito de liberdade das novas gerações e a relação dos brasileiros com uma de suas paixões nacionais ainda promete muitos capítulos pela frente.

Fonte: IG CARROS