O segmento dos sedãs médios se tornou pós-apocalíptico em relação ao que era: uma terra quase que desabitada, mas com um líder forte, bom de vendas e capaz de desestimular outros fabricantes a investirem no nicho. Estamos falando de você, Toyota Corolla . O novo Nissan Sentra é uma das raras novidades dessa terra árida, e chega ao Brasil com preços entre R$ 148.490 e R$ 173.290 .
Vendido apenas nas versões Advance e Exclusive , o modelo deixou de lado a básica Sense para focar nas configurações mais vendidas do Corolla, a XEi de R$ 153.290 e a Altis Premium de R$ 176.190. O Sentra Sense não será trazido, algo explicado pelo fato do Versa fazer esse papel na mesma faixa de preço.
A Nissan quer dominar 12% do segmento dos sedans médios , algo que parece ser possível. Só para contextualizar, o Corolla alcançou 86,46% no mês passado, tendo sido o décimo quinto carro mais vendido do nosso mercado. O caríssimo Honda Civic vem em segundo lugar e o já cansado Chevrolet Cruze , em terceiro.
Quanto ao mix de vendas das versões, a marca japonesa pretende dividir 55% para o Advance e 45% para o Exclusive. Vamos ao que eles têm de itens de série:
Sentra Advance – R$ 148.490
Vem de série com ar-condicionado digital de duas zonas ; painel de instrumentos analógico com tela central de sete polegadas; banco do motorista com regulagens elétricas e aquecimento para os dianteiros – todos contam ainda com a tecnologia Zero Gravity, um detalhe que os torna mais confortáveis -; acendimento automático dos faróis; alerta de objetos no banco traseiro; faróis de LEDs; câmera de estacionamento traseira; central multimídia de oito polegadas ; sistema de som com seis alto-falantes; borboletas para troca de marchas; entre outros.
A segurança é complementada por seis airbags (frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina), alerta de colisão frontal (inclui frenagem automática); monitoramento da atenção do motorista (a tecnologia vê por cerca de 30 minutos o seu padrão de direção e o alerta caso você se desvie muito dele) e controles eletrônicos de tração e de estabilidade.
Sentra Exclusive – R$ 171.590
Acrescenta alerta de tráfego cruzado traseiro (avisa se houver algum veículo vindo em sua direção na hora de dar a ré); alerta e prevenção de mudança de faixa ; faróis inteligentes (adaptam-se às condições de tráfego); monitoramento de ponto cego; partida remota do motor; controle de cruzeiro adaptativo; retrovisor interno eletrocrômico; retrovisores externos rebatíveis eletricamente; som Bose de oito alto-falantes; teto solar e visão de 360 graus com detecção de objetos em movimentos.
Sentra Exclusive Interior Premium – R$ 173.290
Soma apenas os revestimentos de couro no tom sand (ou areia), uma cor que está mais para caramelo.
As cores branco e cinza têm opção de teto bicolor, mas se você não curtir essas combinações, há também preto e prata.
Em relação aos itens, o principal ponto que destoa é o uso de freio de estacionamento acionado pelo pé . Atuando apenas nas rodas traseiras, o princípio de funcionamento é o mesmo de um freio de mão convencional. É um contraste em relação ao freio eletrônico do Corolla, que, além de mais prático, conta ainda com o auto-hold, aquela tecnologia que segura o freio automaticamente em paradas – um auxílio e tanto no trânsito urbano.
Conjunto mecânico atualizado
Embora tenha mantido a mesma litragem e algumas características do motor 2.0 do Sentra anterior – incluindo o bloco -, a Nissan diz que o propulsor é de nova geração. Com comandos variáveis de válvulas e injeção direta, o quatro cilindros gera 151 cv de potência a 6.000 rpm e 20 kgfm de torque a 4.000 rpm . Ao contrário do Corolla e do Cruze, o Sentra usa apenas gasolina, enquanto o câmbio é sempre o CVT de oito marchas simuladas.
Um dos destaques da renovação mecânica é a adoção do Ciclo Atkinson , solução que permite que todos os tempos da combustão (admissão, compressão, expansão e exaustão) do motor sejam feitos em apenas uma volta do virabrequim. É um princípio que se diferencia do Ciclo Otto normal em eficiência e, por isso mesmo, costuma ser usado em híbridos.
Segundo dados oficiais, o Sentra arranca de zero a 100 km/h em 9,4 segundos e chega à velocidade máxima de 200 km/h. Por sua vez, o consumo de combustível é de 11 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada.
Fonte: IG CARROS