Cambagem nada mais é que uma forma de adequar as medidas de geometria do carro – ângulo medido na roda em relação à compensação de sua inclinação vertical durante uma curva – de acordo com as originais quando algum buraco comprometer as longarinas. Dependendo do veículo, este ângulo pode variar em vários graus e, por essa razão, é importante que esta medida tenha o valor especificado pelo fabricante do veículo e que seja igual nas duas rodas dianteiras.
Conforme explica Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP e Sindirepa Nacional, fazer a cambagem não é um procedimento correto e nem recomendado pelas montadoras , pois o certo é realizar um alinhamento técnico, caso as diferenças de medida estejam acima das originais. Vale ressaltar que a cambagem não é uma prática comum, mas que, infelizmente, uma minoria de oficinas tenta empurrar este serviço só para faturar mais. Sendo assim, a recomendação é desconfiar sempre se uma oficina, ou, principalmente, centros automotivos especializados quiserem oferecer o serviço . Na dúvida, leve em mais de um lugar para ver se o outro técnico irá falar a mesma coisa.
Fonte: Carros