Veículos

Pelo 3º mês, vendas diretas de carros novos superam as de varejo

Pelo 3º mês, vendas diretas de carros novos superam as de varejo


Após dois anos de grandes desafios para o comércio de veículos provocados pela pandemia, pouco a pouco o setor vem se recuperando. Assim como também os setores relacionados aos veículos, como o setor dos seguros de auto , entre outros. 

Até setembro deste ano foram registradas 1.316.272 unidades comercializadas no país. Em relação ao mês anterior, houve um aumento de 10,95% nas vendas. Porém, agosto foi um dos melhores meses para o setor, pois na comparação mensal mostrou um crescimento de 11,19%. 

Entre os veículos comercializados neste mês se destacam os comerciais leves, pois foram emplacadas 147.642 unidades, enquanto que em julho tinham sido apenas 131.434 veículos, um aumento de 12,33%.

Mesmo com as vendas de varejo de carros zero quilômetros e a comercialização de veículos usados aumentando, a venda direta é a que se destaca no setor. Se conhece como venda direta ou corporativa as compras feitas por frotistas, locadoras ou empresas de táxis, que negociam a compra diretamente com as fábricas, garantindo assim melhores condições de financiamento. Esta categoria mostra, desde junho, números maiores que os registrados pelas vendas de varejo (vendas das concessionárias para cliente pessoa física). 

51,36% de todos os emplacamentos realizados em junho foram de veículos comercializados nesta modalidade, a venda direta. Em julho, o crescimento foi de apenas 0,22 pontos, passando para 51,58%. Mas agosto surpreendeu o mercado com uma alta de 3,38 pontos percentuais, ou seja, conquistou 54,96% do mercado. Em números concretos, 194,142 veículos emplacados foram adquiridos diretamente de fábrica.

Agosto também foi um mês relevante para a venda de carros usados, pois foi o mês do ano que registrou o melhor desempenho para o setor.  

Quais são os modelos mais comercializados em cada categoria?

Considerando as necessidades das empresas que possuem frotas de veículos, assim como as locadoras e dos táxis, são diferentes aos clientes pessoa física, é lógico pensar em que não é possível que exista uma só lista de carros mais vendidos. 

De fato, é assim nas vendas diretas, o veículo que mais emplacamentos registra é a Fiat Strada, compartilhando o pódio com o Volkswagen Gol, em segundo lugar. Em terceiro lugar ficou o Hyundai HB20.

O Chevrolet Onix foi o mais escolhido entre as pessoas que compraram nas concessionárias (vendas de varejo). Em segundo lugar o mais procurado é o Hyundai Creta e em terceiro, a Fiat Strada. 

Entre os usados, o mais procurado continua sendo o Volkswagen Gol. No total, só em agosto, 71,753 unidades deste modelo trocaram sua titularidade. O Fiat Palio e o Fiat Uno também são os queridinhos dos brasileiros, e seguem na lista dos usados mais buscados em segundo e terceiro lugar respectivamente.

Fonte: IG CARROS