Algumas picapes e SUVs 4×4 , principalmente aqueles que têm a alavanca da caixa de transferência no assoalho, possuem certa restrição de usar a tração nas quatro rodas no asfalto e isso tem de ser seguido à risca, conforme o manual do proprietário do modelo específico. Isso quem explica é o diretor do Sindirepa-SP e proprietário da oficina Aires & Filhos, Ricardo Cramer.
“O que acontece é que se a montadora recomenda não usar e você usa a tração 4×4 no asfalto, isso acaba gerando um desgaste excessivo na caixa de transferência. Nesse caso, o risco de quebrar o sistema é alto”, alerta o especialista.
Isso reforça a tese de que para rodar em terrenos de alta aderência com um carro 4×4, como asfalto, por exemplo, é obrigatório ter um caixa de transferência ativa e diferencial deslizante para que na posição 4WD não tenha desgaste nos componentes.
Sem esse diferencial deslizante, as rodas do lado de dentro da curva acabam patinando, causando uma força excessiva na caixa de transferência , que pode se romper. Em terrenos com pouca aderência como lama, terra e cascalho, as rodas patinam com facilidade e sem forçar a caixa.
Fonte: Carros