O Porsche 911 é um dos carros mais famosos da história, e ao longo de 58 anos de produção e oito gerações , ainda preserva o formato básico do modelo original, apresentado no Salão de Frankfurt de 1963 , sob a nomenclatura de 901.
Para celebrar os 60 anos desta data, os 75 anos de fundação da companhia e também o octagésimo aniversário de Wolfgang Porsche , neto de Ferdinand Porsche, e atual executivo da marca, a fabricante irá criar modelos especiais, segundo Oliver Blume , CEO da Porsche em entrevista para a Car UK.
Blume ainda revelou que a Porsche irá fazer mais edições especiais e limitadas do 911, celebrando seus antecessores:
“A ideia desses modelos que celebram o passado veio da indústria esportiva. Percebemos que tênis esportivos da década de 70 e 80 fazem sucesso até hoje, e pensamos que poderia funcionar com a Porsche. Os primeiros Sport Classic celebram os modelos da década de 50 e 60, e com o sucesso do modelo, consideramos fazer edições inspiradas nos modelos das décadas de 70 e 80.” Declarou Blume.
Além das versões comemorativas, Blume também celebrou o sucesso do recém lançado 911 Dakar , versão aventureira do esportivo que comemora a vitória do Porsche 959 no Rally Paris-Dakar de 1986 e o passado do 911 em rallys.
O 911 Dakar foi oficialmente revelado em Novembro no Salão de Los Angeles e é limitado a apenas 2.500 unidades. Entretanto, Blume afirmou que, diante do sucesso do modelo, não descarta uma nova leva de produção da versão.
Vale lembrar que a atual geração (992) entrou em produção em 2019, e a imprensa alemã já flagrou no circuito de Nürburgring versões camufladas do modelo com atualizações visuais, esperado para chegar no fim de 2023 ou início de 2024.
Esse facelift pode ser um dos motivos pelos quais a produção do Dakar 991 tenha sido tão reduzida, resta aguardar para ver se a Porsche irá fazer uma versão 991.2, ou se um novo Dakar só chegará na próxima geração.
Geralmente, a Porsche oferece seus modelos com desenho original e atualizado em quase todas as versões da gama (do Carrera ao GT3 RS), na geração 991, a versão mais extrema, a GT2 RS foi comercializada apenas com o desenho pós-facelift.
Fonte: IG CARROS