A Abarth, divisão esportiva do grupo da Stellantis está lançado o seu primeiro SUV com “alma esportiva”, o Pulse.
Estreado nas pistas da Fórmula 4 como carro madrinha da competição que possui motores da marca impulsionando todos os monopostos da categoria, agora, ele chega ao mercado brasileiro após um hiato de mais de 10 anos da primeira vinda da Abarth ao mercado brasileiro, na ocasião, o Fiat Stilo, em 2002. Após esse período, a Abarth só retornaria ao Brasil em 2012 com o Fiat 500.
Porém a empresa que surgiu das pistas, é muito mais antiga do que se imagina. De 1949, a companhia italiana fez bonito nos anos 60 com seu 850 TC rivalizando com Porsche 904 e Ferrari Dino, mas as origens de seu criador são totalmente adversas. Para começar, Carlo Abarth era austríaco e só pilotava motos e seu talento nato para envenenar carros comuns fizeram da firma ser reconhecida pela esportividade, performance e experiência única de direção.
Apresentado pela primeira vez aos jornalistas brasileiros no Autódromo de Interlagos, ainda sob certo mistério com a cobertura do painel, a Fiat finalmente lança o modelo no Brasil.
Ele chega com detalhes que saltam aos olhos como a parte frontal com acabamento que imita fibra de carbono e grade flutuante com entrada maior. Outro detalhe é a cor vermelha, presente na faixa lateral, assim como nos retrovisores e no friso inferior do para-choque dianteiro mais baixo e largo, além, é claro, dos emblemas Abarth presentes tanto na lateral quanto na dianteira. Completam o conjunto as rodas de 17″ Racing exclusivas. Ainda na parte estética, o Pulse Abarth traz o aerofólio e antena shark e escapamento com ponteira dupla cromada de 3 polegadas e ronco característico da marca.
O motor é um 1.3 Turbo 270 e o câmbio automático de seis marchas , que por sinal são os mesmos do Renegade , contando, inclusive com os mesmos 185 cv e 27 kgfm do “primo” da Jeep , porém com nova calibração para a máxima performance. De acordo com a Abarth, o modelo faz de zero a 100 km/h em 7,6 segundos com velocidade final de 215 km/h (etanol). Sua relação peso-potência é 6,9 kg/cv.
O SUV possui três modos de direção disponíveis: Normal com foco em esportividade e conforto, Manual trazendo versatilidade e personalidade e o Poison , com respostas rápidas. Aliás, com seu mapa especial do acelerador é possível atingir uma mesma velocidade em 60% do tempo quando comparado com o modo Normal. O Pulse Abarth também traz paddle shifters, mais conhecidos como “câmbio borboleta”, que ficam logo atrás do volante e, com apenas um toque, é possível trocar de marcha.
Desenvolvido na plataforma MLA, o carro traz modificações específicas, como nova calibração do câmbio, que deixaram as trocas mais rápidas e esportivas. As suspensões trazem mais estabilidade e dirigibilidade com molas e amortecedores até 13% mais firmes . A suspensão dianteira ganhou nova geometria e barra estabilizadora de maior diâmetro disponível para maior estabilidade. Já a traseira tem eixo com maior rigidez à torção (+15%) . A rolagem da carroceria ainda ficou 10% menor, o que ajudou a manter a altura elevada.
O SUV do logo do escorpião já sai de fábrica com escapamento duplo esportivo, central multimídia de 10,1″ com serviços conectados, paddle shifters, frenagem automática de emergência, freio de mão eletrônico com Auto Hold , wireless charger, comutação automática de faróis e alerta de mudança de faixa.
Internamente, o símbolo do escorpião está presente encosto dos assentos, centro do volante, badge do painel, em uma etiqueta no câmbio e até na tampa do motor. Os bancos exclusivos em couro ecológico preto, o apoio de braço e o volante trazem costuras no tom, assim como a coifa do câmbio. Evidenciando o acabamento único do SUV há também uma faixa vermelha presente no painel e a letra “E” do nome Pulse no badge traseiro também vem nesse tom.
O modelo está disponível nas cores Branco Banchisa, Cinza Strato, Vermelho e Preto Volcano, com detalhes externos em vermelho. Já as opções em Vermelho Montecarlo possuem detalhes em cinza ou preto. Seu preço é de R$ 149.990 Brasil (exceto São Paulo) e R$ 154.731 para o Estado de São Paulo.
Fonte: IG CARROS