É sabido por todos que a calibragem correta traz diversos benefícios, como a redução do desgaste dos pneus, melhora na dirigibilidade, economia de combustível e, principalmente, aumento da segurança. O problema é que nem todos têm esta consciência de calibrá-los semanalmente ou, no máximo, a cada 15 dias. Essa prática é recomendada, pois há sempre perda de pressão.
Já a calibragem com nitrogênio , segundo o especialista em pneus e diretor comercial da Gerardo Bastos, Leonardo Araújo, traz mais vantagens, como a redução da perda de pressão, o aumento da vida útil do pneu em até 25% e redução nas chances de furos em até 33%, diminuindo os riscos de acidentes.
“Portanto, é fundamental que os condutores considerem a calibragem dos pneus como uma rotina de cuidado com o veículo, lembrando-se sempre de verificar a pressão ideal é optar pelo uso do nitrogênio para garantir melhor desempenho e segurança na estrada”, afirma.
O nitrogênio é mais estável e não reage com o pneu, o que evita a corrosão interna e prolonga sua vida útil. De acordo com o especialista, o custo para calibrar com nitrogênio varia de R$ 10 a R$ 15 e pode ser feito a cada três ou quatro meses. No processo, o equipamento tira todo o ar do pneu, deixando um vácuo, para depois entrar com o nitrogênio.
Fonte: Carros