Veículos

Renault Clio V6 faz 20 anos com um dos hatches mais irreverentes

Renault Clio V6 faz 20 anos com um dos hatches mais irreverentes


source

Um dos hatches esportivos mais incríveis já fabricados, o Renaut Clio V6 completa 20 anos desde que foi lançado. Trata-se de um dos poucos modelos ousados, que ninguém achava que poderia ser feito em série. Foi mostrado primeiramente como protótipo, no Salão de Paris (França), em setembro de 1998.

Mas logo veio o modelo das lojas, com motor V6 do Laguna , mas com uma série de modificações para chegar nos 230 cv e faixa de corte em 7.100 rpm. O câmbio é manual, de seis marchas, com sistema para tracionar as rodas traseiras com ajuda de diferencial autoblocante. Pisando fundo no acelerador, a primeira geração do Clio V6 é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos e atingir 237 km/h.

Entre outras diferenças em relação convencional do hatch compacto, o V6 tinha apenas dois lugares, 17,1 cm a mais de largura, 6,6 cm a menos de vão livre do solo, 3,8 cm a mais de comprimento e entre-eixos alongado em 2,8 cm.

Para conter todo o ímpeto esportivo do Renault Clio V6 os freios são da AP Racing, com discos de 33 cm na frente e de 30 cm atrás. A suspensão também é exclusiva, com barras estabilizadoras usadas nos modelos de competição e do Clio Sport 172 , do qual também herdou outros componentes, entre os quais amortecedores, para-choques, capota, tampa traseira e capô.

Irreverência em duas fases

Quase não há espaço para bagagem, apenas 67 litros na frente e outros 45 litros atrás dos bancos. Mas os bancos são revestidos de couro Alcantara, existe ar-condicionado, sistema de som e vidros verdes. Apenas 1.631 unidades da primeira geração do Clio V6 foram fabricadas. Em 2003, começou a fabricação da segunda, não mais pela TWR , na Suécia, em na França.

Além da nova cara, o Clio V6 “Fase 2″ vinha com rodas de 18 polegadas de diâmetro no lugar das de 17”, 2,3 cm a mais de largura e com acréscimo de 3,3 cm de entre-eixos. O motor ficou ainda mais potente com retrabalho nos cabeçotes e no sistema de injeção de combustível, chegando nos 255 cv a 7.150 rpm e 30,6 kgfm de torque a 4.650 rpm, números para acelerar de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e atingir 246 km/h.

Em 2005 acabou a produção do Renault Clio V6 , com mais 1.309 unidades fabricadas. O carro saiu da linha de montagem, mas entrou para a história como um dos ícones entre os hatches esportivos. Um exemplar da primeira geração com apenas 3 quilômetros rodados, chegou a ser vendido por US$ 86 mil (equivalente a R$ 445 mil) há alguns meses.

Fonte: IG CARROS