Não é novidade que a Renault prepara um novo veículo. Com o Captur sumindo das lojas e o Sandero , agora batizado apenas de Stepway , próximo de completar uma década de mercado, a marca francesa precisa de um novo veículo para atrair o público. A bola da vez será um SUV compacto .
Baseado no Sandero Stepway europeu , o principal rival do novo veículo será o Fiat Pulse , e o Renault terá dimensões bem próximas ao SUV fabricado em Betim. Na versão europeia são 4,09 metros de comprimento , 2,6 m de entre-eixos , 1,58m de altura e 1,75 m de largura . Para efeito de comparação, o Pulse tem a mesma medida de comprimento, 1,57m de altura, 2,53 m de entre-eixos e 1,77 m de largura.
O design registrado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) mostra um modelo bastante próximo ao “primo” europeu, onde o Sandero ainda é comercializado como Dacia .
O para-choque possui formato bem similar, entretanto, o modelo brasileiro contará com o farol em dois elementos , algo já apresentado na linha da Renault com o Kwid . O desenho das portas parece ser exatamente o mesmo do modelo europeu, com as principais diferenças ficando na dianteira e traseira da novidade.
Vale ressaltar também que toda a base do veículo contará com plásticos na cor preta , item já visto nas versões “aventureiras”, como a Stepway no caso da Renault e teto em cor contrastante , recurso visto em SUVs modernos, tais como Citroën C3 Aircross , Nissan Kicks e Fiat Pulse , eventuais rivais do novo SUV da Renault.
Na traseira, o design é completamente diferente do modelo europeu. O para-choque é completamente novo, e possui uma boa parte em plástico preto, recurso utilizado para passar um ar aventureiro e de robustez para os modelos.
O novo modelo é fruto do plano de investimento de R$ 2 bilhões programados para a fábrica de São José dos Pinhais (PR), confirmado em junho de 2022. O novo SUV irá utilizar a nova plataforma CMF-B e um inédito propulsor 1.0 turbo .
A ideia com o novo SUV é deixar o segmento de veículos de entrada , com modelos de mais volume e pouco lucro e apostar em produtos mais consolidados e de maior valor agregado, como é hoje a faixa dos SUVs acima dos R$ 100 mil .
A plataforma CMF-B é também utilizada pelo Renault Captur (a segunda geração do europeu), Clio , e Dacia Jogger , uma minivan que poderia ser uma opção interessante para responder o recém-lançado Citroën C3 Aircross .
Essa base ainda pode dar origem a veículos eletrificados , com versões híbridas plug-in . A Renault já oferece o Kwid em versão 100% elétrica , então, um modelo híbrido não parece tão distante, principalmente levando em conta a ideia da marca de explorar mercados de valor agregado mais alto, porém, isso ainda é especulação.
Fonte: Carros