O Novo Focus Hatch 2016, recentemente apresentado pela Ford, conta com uma inovação tecnológica em destaque: um sistema de frenagem autônomo, que freia o carro ao detectar uma colisão iminente. O equipamento funciona com um sensor que monitora o trânsito à frente do veículo e pode de atuar em velocidades de até 50 km/h.
Em velocidades mais baixas, de até 20 km/h, essa tecnologia é capaz de evitar totalmente as colisões. Em velocidades maiores, de até 50 km/h, pode evitar ou reduzir sensivelmente a severidade do impacto. O equipamento pode ser útil em situações como trânsito pesado, mudanças bruscas de faixa, obras na pista, má visibilidade e principalmente nas horas de rush, em que a velocidade do tráfego normalmente não excede esse limite.
O sistema funciona a partir de um sensor óptico de proximidade instalado no para-brisa, chamado LIDAR – sensor de detecção de distância por reflexão de luz. Ele mede a distância do objeto à frente pela diferença de tempo entre a emissão de um pulso laser e a detecção do sinal refletido. Para tanto, usa elementos reflexivos da traseira dos veículos, como placa, lanternas, brake-light e refletores de para-choque.
Os freios são acionados automaticamente se o sensor percebe que o motorista está se aproximando do veículo da frente muito rápido, e a distância entre ambos se reduz drasticamente, sem que o motorista tome nenhuma ação. Quando isso acontece, uma mensagem no painel informa que ele entrou em operação. O motorista tem a opção de desativar o sistema, se achar necessário.
“É um sistema inteligente, que ajuda o motorista a dirigir de forma mais segura e a reagir a situações inesperadas no trânsito”, explica Luiz Morroni, diretor de Novos Programas de Engenharia da Ford. “O Novo Focus é o primeiro carro da Ford a oferecer esse equipamento no Brasil, com o conteúdo mais avançado de tecnologia e o melhor custo-benefício da categoria.”