Veículos

Salão do Automóvel terá versão esportiva do novo Fusca

Salão do Automóvel terá versão esportiva do novo Fusca

O  Salão de São Paulo, que ocorre entre 30 de outubro e 9 de novembro, terá a nova versão do Fusca com um exclusivo modelo esportivo em série limitada. O novo GSR chega com 211 cv  e foi apresentado mundialmente em fevereiro de 2013, no Salão de Chicago (Estados Unidos).

A sigla resgata um modelo que virou lenda, o “Yellow/Black Racer”, lançado há 40 anos. Assim como o modelo anterior, apenas 3.500 unidades foram produzidas.

A carroceria amarela e preta o tornou imediatamente reconhecível. Para criar o visual do Fusca GSR a Volkswagen reinterpretou o conceito do GSR da década de 1970.

A carroceria da nova versão é amarela (as letras G e S vêm do alemão “Gelb”, amarelo, e “Schwarz”, preto). O capô e a tampa do porta-malas do Fusca 1973 eram pintados em preto fosco, assim como os para-choques. Faixas decorativas pretas sob as janelas e faixas laterais preto e amarelas sobre as soleiras complementavam o visual.

Agora, o amarelo e o preto fazem uma ligação entre o antigo e o novo: o capô e a tampa do porta-malas do novo Fusca GSR são novamente pretos, mas no novo modelo o teto e a carenagem dos espelhos externos têm a mesma cor. Faixas em preto e amarelo, com o logotipo “GSR” sobre as soleiras laterais, criam uma silhueta única. Para-choques amarelos com o novo design R-Line e um defletor de ar traseiro, nas mesmas cores, completam o visual do GSR.

Diferentemente do antigo Fusca, o Fusca GSR também pode ser encomendado, alternativamente, na combinação Cinza Platinum e Preto. As rodas de aço de 15 polegadas (com pneus tamanho 175), que eram comuns 40 anos atrás, mesmo para carros esportivos, deram lugar às rodas liga leve “Tornado” de 19 polegadas, com pneus 235/40, do Fusca GSR.

O interior preto/amarelo do GSR do passado exibia um volante esportivo de couro e bancos esportivos. Quatro décadas depois, o caráter especial do GSR é marcado pelos bancos esportivos R-Line para competição (com forração de tecido e costuras amarelas contrastantes), o volante esportivo forrado de couro (também com costuras amarelas) com o logotipo R-Line e o logotipo especial da edição limitada (numerado de 1 a 3.500).

O carro também ostenta um painel especial R-Line, alavanca de câmbio GSR, alavanca do freio de mão de couro e tapetes pretos, com bordados em amarelo. 

O novo Fusca GSR, com seu motor de 211 cv a 5.500 rpm, precisa de apenas 6,9 segundos para acelerar até 100 km/h. Ele chega à velocidade máxima de 224 km/h. As características de torque do Fusca GSR são ainda mais impressionantes que o simples desempenho na estrada. A partir de apenas 2.000 rpm, o motor turbo já alcança seu torque máximo, de 28,6 kgfm (280 Nm) .