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Startup faz carro rodar 1.900 km com recarga por indução no asfalto

Pixabay Cenas como essa podem se tornar cada vez mais raras
Pixabay Cenas como essa podem se tornar cada vez mais raras


Um dos principais problemas relacionados aos carros elétricos são a autonomia e o tempo de recarga . A startup israelense Electreon busca solucionar esse problema utilizando o asfalto para fornecer energia para os carros eletrificados.

Na última semana a empresa realizou um teste de mais de 100 horas com um Toyota RAV4 Híbrido Plug-in adaptado, e afirma ter percorrido 1.924,56 km de distância utilizando apenas energia elétrica .

O veículo em questão conta com uma bateria de alta voltagem de 18,1 kWh , o que permite 98 km de autonomia em circuito urbano , de acordo com a Toyota.

O veículo de testes não realizou nenhum reabastecimento ou recarga convencional, utilizando apenas os setores da rodovia que contavam com o fornecimento de energia, as únicas paradas foram para troca dos condutores.

Após 100 horas, 241.69 kWh de energia foi transferida do asfalto para as baterias, ou seja, 13 vezes a capacidade total da bateria . A Toyota divulga que são necessárias 2,5 horas para uma recarga completa , logo, a tecnologia poupou mais de 32 horas .

A escolha de um veículo com uma bateria considerada pequena é justamente para provar que a tecnologia pode fazer modelos híbridos percorrerem longas distâncias sem muitas dificuldades e sem utilizar o motor a combustão.

A escolha de um RAV4 também foi estratégica. A Electreon se tornou parceira oficial da Toyota e da Denso em março. A ideia é desenvolver o sistema para futuros veículos da Toyota, bem como um kit de conversão para modelos mais antigos utilizarem as estradas recarregáveis.

Além da Toyota , a Electreon também possui projetos para aplicar essas tecnologias na Suécia, França e Bélgica, bem como um contrato de 3,4 milhões de dólares para operar ônibus elétricos na Alemanha.

A ideia de utilizar as rodovias para recarregar carros elétricos não é novidade. Em junho do ano passado, a Stellantis já estava conduzindo testes com essa tecnologia na Itália, em uma pista muito similar à da Electreon. No caso do sistema da Stellantis, a energia não passava pelas baterias. Bobinas instaladas sob o asfalto enviam energia diretamente para o motor elétrico do veículo.

Fonte: Carros