Um dos principais problemas relacionados aos carros elétricos são a autonomia e o tempo de recarga . A startup israelense Electreon busca solucionar esse problema utilizando o asfalto para fornecer energia para os carros eletrificados.
Na última semana a empresa realizou um teste de mais de 100 horas com um Toyota RAV4 Híbrido Plug-in adaptado, e afirma ter percorrido 1.924,56 km de distância utilizando apenas energia elétrica .
O veículo em questão conta com uma bateria de alta voltagem de 18,1 kWh , o que permite 98 km de autonomia em circuito urbano , de acordo com a Toyota.
O veículo de testes não realizou nenhum reabastecimento ou recarga convencional, utilizando apenas os setores da rodovia que contavam com o fornecimento de energia, as únicas paradas foram para troca dos condutores.
Após 100 horas, 241.69 kWh de energia foi transferida do asfalto para as baterias, ou seja, 13 vezes a capacidade total da bateria . A Toyota divulga que são necessárias 2,5 horas para uma recarga completa , logo, a tecnologia poupou mais de 32 horas .
A escolha de um veículo com uma bateria considerada pequena é justamente para provar que a tecnologia pode fazer modelos híbridos percorrerem longas distâncias sem muitas dificuldades e sem utilizar o motor a combustão.
A escolha de um RAV4 também foi estratégica. A Electreon se tornou parceira oficial da Toyota e da Denso em março. A ideia é desenvolver o sistema para futuros veículos da Toyota, bem como um kit de conversão para modelos mais antigos utilizarem as estradas recarregáveis.
Além da Toyota , a Electreon também possui projetos para aplicar essas tecnologias na Suécia, França e Bélgica, bem como um contrato de 3,4 milhões de dólares para operar ônibus elétricos na Alemanha.
A ideia de utilizar as rodovias para recarregar carros elétricos não é novidade. Em junho do ano passado, a Stellantis já estava conduzindo testes com essa tecnologia na Itália, em uma pista muito similar à da Electreon. No caso do sistema da Stellantis, a energia não passava pelas baterias. Bobinas instaladas sob o asfalto enviam energia diretamente para o motor elétrico do veículo.
Fonte: Carros