Veículos

Toyota pode produzir picape mais barata que Hilux na Argentina

Toyota/Divulgação Toyota IMV 0 tem visual mais utilitário que o da Hilux
Toyota/Divulgação Toyota IMV 0 tem visual mais utilitário que o da Hilux


A Argentina é responsável por uma grande produção de veículos, principalmente utilitários, tais como Toyota Hilux , Nissan Frontier , Volkswagen Amarok e Ford Ranger .

O domínio de mercado que tais modelos possuem garante investimentos maciços e também certa facilitação por parte dos governos , e o argentino criou um novo plano para possibilitar a montagem de veículos com baixo índice de nacionalização no país.

Segundo o portal Motor 1 da Argentina , alguns fornecedores estão sendo cotados para produzir peças para os novos veículos, que chegariam ao país desmontados e incompletos. A ideia é que 10% das peças da picape e da Hiace sejam de origem argentina , ao contrário dos 30% de nacionalização média da indústria automotiva daquele país.

As demais fabricantes instaladas no país também se beneficiariam da nova regra, mas a Toyota já anunciou a produção da minivan Hiace na planta de Zárate.

Além da van, a próxima novidade pode ser o projeto IMV0 , apresentado inicialmente no fim de 2022 e seria uma espécie de mini-hilux ou um pequeno caminhão voltado para o trabalho. A imprensa argentina já o trata como sucessor do “rastrojero”, um pequeno caminhão muito popular no país nas décadas de 50 e 60.

O nome IMV é uma sigla para ” Veículo multiuso inovativo internacional “, e curiosamente, foi o nome do projeto que deu origem à geração 2004 da Hilux e SW4 .

O veículo ainda é um conceito, mas já existem rumores desde sua apresentação de que a produção pode se iniciar em 2024 . Segundo Akio Toyoda, CEO da Toyota na ocasião, a ideia do IMV0 é: “Apoiar o crescimento econômico e a mobilidade para todos. As equipes de design e desenvolvimento passaram meses entendendo a necessidade dos proprietários em potencial”.

O IMV0 lembra os tradicionais mini caminhões japoneses, mas pode ser um rival para os pequenos caminhões de entregas como o Hyundai HR . O modelo se destaca por conta da grande seção traseira, e do visual moderno e simples, mas com a ideia de robustez, garantida por conta dos acabamentos plásticos no para-choque e na caixa de roda.

Fonte: Carros