A Toyota revelou a reestilização do Yaris hatch para os mercados asiáticos , algo que causa estranheza, uma vez que o sedan foi por outro caminho e ganhou uma nova geração. Previsto para ser lançado antes na Tailândia e, em seguida, em outros países da Ásia, o compacto reformado também pode dar as caras no Brasil até o ano que vem.
É uma pena, pois o Yaris emergente já é um projeto muito antigo , diferentemente do modelo vendido na Europa e em outros mercados desenvolvidos. Nascida em 2013, a base do carro foi reformulada amplamente em 2017, porém, já pede por mudanças extensas há muito tempo, e não apenas retoques de ocasião.
As mudanças são pequenas e incluem faróis com recorte inferiores mais ousados, uma mudança que o alinha ao novo Corolla hatch. Seguindo a mesma linha de estilo, o para-choque passa a contar com grade superior estreita, mas compensa isso ao adotar uma entrada de ar ultralarga logo abaixo, um elemento que se junta aos ângulos pronunciados da peça para dar uma agressividade frontal que nunca esteve presente no modelo.
Infelizmente, a traseira não apresenta mudanças significativas, se resumindo ao novo para-choque ligeiramente mais agressivo. Rodas e calotas novas completam os retoquinhos da parte externa. Por dentro, o painel manteve o mesmo desenho, mas com novos bancos e central multimídia.
Diferentemente do Brasil, o Yaris conta com motor 1.2 por lá, uma opção de 92 cv que é bem inferior em rendimento se comparada ao 1.5 aplicado no Brasil e seus 110/105 cv. O câmbio é do tipo CVT e, segundo a Toyota, o conjunto ajuda o hatch a fazer até 23,3 km/l – as maravilhas de se ter gasolina pura.
Embora esteja desatualizado em vários aspectos, o modelo reestilizado passou por um upgrade em relação ao anterior. As versões Premium e Premium S receberam sistema de pré-colisão (freio de emergência autônomo), aviso de saída de faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro e monitor de ponto cego, além dos já oferecidos controles de estabilidade e de tração, assistência de partida em rampas e freios ABS. A versão top XLS já conta com alerta de saída de faixa e sistema de aviso pré-colisão no Brasil, mas não com o pacote completo.
E no Brasil?
Embora seja oferecido há muito tempo nos mercados emergentes, o Yaris chegou apenas em 2018 ao Brasil, onde foi lançado com motores 1.3 e 1.5. O propulsor menor deu adeus ao mercado em 2022, ano em que também foi aplicado um facelift. É algo que pode indicar que as mudanças apresentadas na Tailândia não chegarão tão cedo por aqui.
Em janeiro deste ano, a Toyota registrou no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) a nova geração do Yaris Sedan . Diferentemente do hatch, o modelo tem a nova plataforma DNGA (Daihatsu New Global Architecture) . Você talvez esteja estranhando o nome Daihatsu, mas temos que lembrar que a marca japonesa faz parte do grupo Toyota.
Não será o único projeto DNGA feito no Brasil, uma vez que o futuro SUV do Yaris também utilizará a mesma base, que é mais moderna e permitirá a oferta de uma versão híbrida. Se a Toyota vai tirar o Yaris hatch de linha para deixar o SUV no seu lugar, não é sabido, mas não seria de se estranhar.
Fonte: IG CARROS