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Toyota Tacoma 2024 pode antecipar novidades da Hilux

Reprodução/Toyota Tacoma contará com oito versões, sendo duas com visual mais esportivo, pensado em off-road
Reprodução/Toyota Tacoma contará com oito versões, sendo duas com visual mais esportivo, pensado em off-road


O segmento de picapes médias é dominado pela Toyota . No Brasil, a Hilux supera S-10 , Frontier , Ranger , L200 e Amarok. Nos Estados Unidos, a Tacoma é a responsável pelas vendas nesse segmento, e a sua nova geração pode dar algumas pistas do que esperar para as próximas mudanças na Hilux.

O visual da nova Tacoma é inspirado na irmã maior Tundra , e apresenta vincos bem pronunciados e angulados , algo que já não é novidade em alguns modelos da Toyota ao redor do mundo, e até a Hilux na versão GR-Sport adota esse recurso.

Das oito versões , cinco contam com uma peça plástica na frente do para-choque, o que diminui bastante a passagem de ar por baixo da picape, e obviamente dificulta vencer obstáculos mais altos . Nas versões mais focadas em off-road , a peça não existe.

Na traseira, as lanternas são verticais e dão uma sensação de altura à seção, reforçada pelo para-choque. Dependendo da versão, a caçamba mede entre 1,52 m ou 1,82 m e a tampa da caçamba é feita de alumínio, o que a torna mais leve. A peça pode ser aberta eletricamente com os comandos na lateral das lanternas. O compartimento traseiro ainda oferece saídas de energia de 12V ou 120V .

O interior também é inspirado na Tundra , trazendo inclusive o mesmo volante. O painel de instrumentos é digital e conta com 12.3 polegadas nas versões mais caras, enquanto a central multimídia pode chegar a 14″ , com compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay , carregador de smartphone sem fio e entradas USB-C .

A versão mais luxuosa Limited contará com teto solar , bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, e sistema de som JBL com 10 alto falantes , sendo que um deles poderá ser removido e utilizado como caixa de som portátil , e tem bateria para até seis horas de reprodução e pode ser submerso por até 91 cm.

As variantes de entrada, voltadas para o trabalho, irão contar com o motor 2.4 turbo que produz 231 cv de potência e 33,55 kgfm de torque, mas a principal novidade é a motorização híbrida .

As opções intermediárias da Tacoma irão ser equipadas com o mesmo motor 2.4, mas calibrado para entregar 274 cv de potência e 42,83 kgfm de torque , com opção de câmbio manual ou automático de seis velocidades ou automático de oito marchas . Com oito velocidades, a potência do motor é recalibrada para 282 cv e 43,75 kgfm de torque .

Porém, a maior novidade é a tecnologia híbrida i-Force MAX , que pode chegar ao Brasil na próxima geração da Hilux . A novidade consiste no motor 2.4 turbo a gasolina das versões anteriores, mas a transmissão automática de oito velocidades ganha um motor elétrico , tornando o sistema híbrido-leve.

As baterias são de 1.87 Kwh , e o sistema consegue auxiliar na potência e torque em baixas velocidades, além de fornecer energia para os equipamentos elétricos do carro, mas não consegue mover o veículo por distâncias consideráveis .

O conjunto eleva a potência da Tacoma de 282 para 331 cv e o torque passa a ser de 64,24 kgfm , mas só estará disponível nas versões mais caras da picape. Com a motorização híbrida a tração sempre será 4×4 integral , mas nas versões mais básicas poderá ser traseira.

Baseada na plataforma TNGA-F (Toyota New Global Architecture) e é montada sobre chassi, seguindo o padrão da Tundra, e utiliza aços de alta resistência na produção , soldas a laser e quadros reforçados, proporcionando uma rigidez torcional maior.

As versões equipadas com a motorização híbrida poderão rebocar até 2.722 kg , um dado que decepciona, visto que nos Estados Unidos, Ford Ranger e Nissan Frontier , possuem capacidade de reboque acima de 3 toneladas . A capacidade de carga é de 775 kg.

Fonte: Carros