A última unidade produzida em 1969 do norte-americano Ford GT40 será leiloado nos EUA. Construído entre 1964 e 1969, ele é um dos mais importantes de todos os tempos e foi desenvolvido com o objetivo de vencer a Ferrari, que até então reinava as corridas de resistência na época.
O bólido de corrida – equipado com um motor Ford V-8 de 4,9 litros – após sua sequência de vitórias na prova das 24 Horas de Le Mans recebeu o apelido de “matador de Ferraris”.
O F ord GT40 fabricado em 1969, pintado na combinação de cores azul e branco está na mira de muitos potenciais colecionadores que geralmente buscam pela primeira unidade produzida, quando se trata de automóveis historicamente importantes.
A unidade é a de número 105 do montante produzido no ano de 1969 de chassis P / 1085, e foi entregue ao primeiro dono, Sir Malcolm Guthrie no Reino Unido. Após a aquisição, o exemplar foi armazenado em um galpão junto a outras raridades do inglês, onde permaneceu até então. O esportivo passou por uma rigorosa restauração e está finalizando a pintura JWA “Gulf Spec” de época.
Você viu?
A licitação online para o último GT40 será aberta a partir do dia 11 e vai até o dia 18 de junho. De acordo com a Gooding & Company que está organizando o leilão, o esportivo deverá ser vendido por valores muito acima de US$ 2,5 milhões, algo em torno de R$ 13.150.000 em conversão direta.
Méritos do GT40
O Ford GT40 se sagrou vitorioso por quatro vezes na prova 24 Horas de Le Mans, na França entre 1966 e 1969. Além de destronar o domínio da Ferrari , foi dele o mérito de ser o representante de uma empresa norte-americana a vencer de forma invicta todas as vezes em que participou.
No Brasil, o GT40 disputou pelo Campeonato Carioca de Automobilismo, em 1969. Algumas réplicas do superesportivo da Ford foram fabricadas no país pela empresa Americar , com motor V8 e chassi tubular e carroceria de fibra de vidro. Na foto acima, um exemplar com a lendária pintura retrô da patrocinadora Gulf Oil , em tons de azul e laranja.