Uma animação produzida em computador pela Ford dos Estados Unidos reproduz em 90 segundos de vídeo os 30 testes extremos de durabilidade enfrentados por um veículo no processo de desenvolvimento. O vídeo ilustra didaticamente o trabalho de anos nas pistas e campos de provas da empresa ao redor do mundo.
Os testes envolvem variações de 40°C negativos no gelo até temperaturas acima de 50ºC no deserto, rios de lama, áreas alagadas e as pistas mais esburacadas. A animação ressalta os desafios envolvidos no uso real de um automóvel antes de chegar às ruas. Além dos testes em ambientes controlados, a animação reproduz a rodagem feita em lugares exóticos, como o deserto australiano do Outback ou as montanhas geladas do norte da China.
Um dos exemplos da criatividade da animação é chegar ao detalhe de indicar até o número de vezes que as portas devem ser fechadas sem apresentar sinais de fadiga, de forma contínua e extenuante. Outra particularidade é exemplificar os carros serem dirigidos em estradas de cascalho para verificar a resistência da pintura à batida de pedras. A proteção contra ferrugem é medida em uma câmara de corrosão que pulveriza água salgada em condições de até 95% de umidade, simulando dez anos de uso e desgaste.
Esse modo lúdico de explicar os testes de durabilidade da Ford visa a atingir diferentes públicos, incluindo os presentes nos canais sociais. A animação está percorrendo o mundo com milhares de acessos.
Confira o vídeo:
[movie_id#101]