A KBB Brasil realizou um estudo que apontou a retração no valor médio de venda dos automóveis em junho. Na comparação com maio, os modelos seminovos (com até três anos de uso) sofreram uma depreciação de -1,52%.
LEIA MAIS: Veja 5 carros seminovos que não teríamos
No cenário de volume de vendas abaixo do normal por conta da pandemia do novo coronavírus, os modelos da Ford (-6,83%) foram os que tiveram a maior queda nos preços no sexto mês de 2020, seguido pelos Peugeot (-3,63%), e pelos Fiat (-2,96%) e Jeep (-2,31%). A pesquisa apontou ainda a depreciação por modelo de carros seminovos , numa lista que é encabeçada por Ford Ka e Fiat Toro. Confira a lista completa a seguir.
1 – Ford Ka: -7,20%
O hatch compacto é o modelo mais vendido da marca do oval no mercado brasileiro. É oferecido com motores 1.0 e 1.5, ambos de três cilindros, além da opção do câmbio automático de seis marchas combinado ao motor mais forte.
Se a ideia foi comprar um carro com a mesma cara dos zero km, opte por unidades do modelo 2019 para frente, que além do visual atualizado já contam com as mesmas melhorias mecânicas dos carros encontrados nos showroom das concessionárias.
2 – Fiat Toro: -6,31%
A picape da Fiat faz sucesso entre o público desde o lançamento em 2016. Perdendo apenas para a irmã menor Strada em vendas, a Toro não parou no tempo e ganhou nesses últimos quatro anos várias modificações na gama de versões e de equipamentos.
As mudanças visuais mais significativas aconteceram no ano passado, quando a Toro ganhou um novo para-choque dianteiro, com quebra-mato integrado, e ganhou a versão de topo Ultra, que é equipada com uma capota rígida na caçamba.
3 – Ford Ka Sedan: -4,18%
A variação de três volumes do Ka seguiu o hatch nas novidades estéticas e mecânicas. Atualmente, é oferecido em oito versões, com motores 1.0 e 1.5 e opção de câmbio automático de seis marchas.
LEIA MAIS: Startups possibilitam compra de seminovos 100% online
Para quem valoriza equipamentos de segurança, uma dica é procurar exemplares da linha 2019 do topo de linha Titanium, que eram equipadas com os airbags de cortina. O equipamento foi retirado da linha em 2020.
4 – Jeep Compass: -3,42% de desvalorização
Assim como a Fiat Toro, o SUV da Jeep sempre aparece entre os modelos mais vendidos do seu segmento. Lançado em 2017 no mercado brasileiro, o modelo segue sem grandes novidades no visual desde o lançamento.
As mudanças se deram na gama de versões e equipamentos, que foram bastante alteradas em cada um das passagens de ano/modelo, mas sempre preservando o mesmo conjunto mecânico, composto pelos motores 2.0 flex (com câmbio automático de seis marchas) e 2.0 turbodiesel (com transmissão automática de nove velocidades).
5 – VW Fox: -3,05%
Nos últimos três anos, o hatch compacto Fox sofreu com o enxugamento de versões e a perda dos motores 1.0 e 1.6 16V. Reflexo da concorrência com o Gol e o novato Polo. Mas quem procura um hatch compacto com uma boa relação custo-benefício pode encontrar no Fox um carro ideal.
LEIA MAIS: Veja ranking dos seminovos mais vendidos pela internet
Desde a linha 2019 é oferecido nas versões Connect e Xtreme e em apenas uma opção de motor e câmbio (1.6 8V e câmbio manual de cinco marchas). Mas traz desde a configuração de entrada ar-condicionado, controlador automático de velocidade de cruzeiro, rodas de liga leve de 15″ e sistema multimídia com tela de 6,5″. Fecha a lista dos 5 carros seminovos que mais perderam valor em junho.