Produzido no Brasil entre 1982 e 1986, o Chevrolet Monza era a versão brasileira do projeto mundial “Carro J”, que daria origem a vários modelos das marcas ligadas à General Motors na época, que além da plataforma em comum compartilhavam também componentes mecânicos e até partes da carroceria.
Diferente de outros “Carro J”, como o americano Cadillac Cimarron e o australiano Holden Camira, que tinham detalhes estéticos bem distintos, o Chevrolet Monza fabricado em São Caetano do Sul (SP) era quase idêntico ao Opel Ascona de terceira geração, que foi produzido entre 1981 e 1988 na Europa e acabou substituído pelo Vectra.
Conheça a seguir algumas variações do Monza que nunca foram comercializadas no mercado brasileiro.
Monza cinco portas
Seguindo o Opel Ascona, o Monza brasileiro também era oferecido nas versões sedã de duas e quatro portas. Mas por aqui não tivemos o hatch alemão de cinco portas.
Numa época em que os carros com portas traseiras eram rejeitados pela maioria do público brasileiro, a Chevrolet optou por projetar exclusivamente para o Brasil uma variação de três portas do hatch.
Perua “Monza” de fábrica
Produzido entre 1982 e 1989, o australiano Holden Camira era um dos parentes mais exóticos do Monza, misturando a mesma porção central da carroceria do carro brasileiro com frente e traseira bem distintas.
Uma das variações mais interessantes desse “Monza” da Austrália era a variação station wagon de fábrica, que aqui só existiu numa adaptação feita sobre o sedã pela Envemo. O Camira SW trazia uma carroceria que lembrava muito a das peruas das marcas japonesas da época.
“Monza” da Cadillac
Fabricado nos Estados Unidos entre 1981 e 1988, o Cadillac Cimarron é lembrado até hoje como um dos modelos menos amados da marca de luxo da General Motors.
Para enfrentar modelos europeus como os BMW Série 3, o Cimarron montava sobre a plataforma do Carro J uma carroceria inspirada nos modelos maiores da marca, combinada a um motor 2.8 V6 de 130 cv.
O último dos “Monza”
Quem pensa que o último dos Carro J a sair de linha foi o Monza brasileiro está enganado. Esse título cabe ao Chevrolet Cavalier americano, que saiu de linha somente em 2005.
Entre 1981 e 1994, o Cavalier usava uma carroceria que compartilhava componentes com o carro feito no Brasil. Mas a partir de 1995, o modelo foi comercializado com uma carroceria toda nova, embora montada sobre uma variação alongada da base do Monza brasileiro.
Outros Monza
Antes de ser usado no Brasil, o nome Monza foi usado em um modelo compacto para a América do Norte, que foi produzido entre 1974 e 1980.
Anos depois, em 2019, o mesmo nome Chevrolet Monza começou a ser empregado novamente em um sedã compacto projetado para o mercado chinês, construído sobre uma variação simplificada da plataforma do atual Cruze.