Veículos

Veja os testes para pedir ao desconfiar do combustível ou do posto

Veja os testes para pedir ao desconfiar do combustível ou do posto


source

Está desconfiado da qualidade do combustível ou da calibração das bombas um posto? Pois saiba que existe uma resolução da Agência Nacional do Petróleo (ANP) que garante ao consumidor o direito de exigir testes do produto e dos bicos antes do abastecimento.

O Instituto Combustível Legal (ICL), associação que atua no combate ao comércio irregular e fraudes do setor de combustíveis, divulgou os tipos de avaliação que podem ser solicitados pelo consumidor.

No caso das bombas, é possível pedir um teste de volume e vazão , que é feito usando um aferidor, onde são colocados 20 litros de combustível. A diferença máxima aceitável do valor registrado na bomba para o valor medido é de 100ml para mais ou para 60 ml para menos. Acima dessa margem, a combustível ou o bico podem estar adulterados.

Já em relação à qualidade do combustível, o primeiro teste é o visual . Diesel, gasolina e etanol não devem estar turvos e nem conter impurezas. Existe também o teste da proveta , que indica o percentual de etanol anidro na gasolina, que deve ser de até 27% na comum e aditivada e 25% na premium, pondendo variar até 1% para mais ou para menos.

O funcionário do posto deve misturar, dentro de uma proveta, 50 ml da gasolina e 50 ml de uma solução de água com sal. A mistura fica em repouso por quinze minutos e, em seguida, é feita a leitura do recipiente. O volume da água irá aumentar por causa disso, mas não deve ultrapassar 64ml. Se for maior, a gasolina pode estar adulterada.

Obrigatoriamente fixado às bombas de etanol, o termodensímetro exibe o teor alcoólico do combustível vegetal, que pode variar entre entre 92,5% e 95,4%. No caso do etanol premium, essa taxa deve ser entre 95,5% e 97,7%. Para saber se está comprando produto de qualidade, observe o nível indicado pela linha vermelha. Ela precisa estar no centro do densímetro, não pode ficar acima da linha do etanol .

Existe ainda o teste do densímetro , que é um aparelho de vidro e calibrado. Além dele, também serão usados: proveta de um litro, termômetro de imersão total e uma tabela de conversão das densidades. O teste deve mostrar o valor correto para a massa do combustível a 20ºC.

Ao mergulhar o densímetro no líquido, ele afunda até deslocar um volume de fluido cujo peso se iguale ao dele. A superfície do líquido indica determinado ponto na escala, isto é, sua densidade é compatível com a do combustível mencionado na bomba. Lembrando que caso os funcionários se recusem a fazer o teste ou se você souber de irregularidades, é possível fazer uma denúncia por meio do site do ICL .

Fonte: IG CARROS