Com a crise de insumos e fechamento de algumas fábricas, mercado de usados tem se tornado uma alternativa àqueles que buscam um meio de transporte mais barato ou uma ferramenta de trabalho.
Esse comportamento é o que mostra as pesquisas da Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículo Automotores. Com 22 dias úteis (3 a mais do que fevereiro), o mês de março registrou alta de 29,7% sobre o mês anterior. Em relação a março de 2021, a retração é de 12,2% e, no acumulado, a queda é de 22,8% .
Assim como as motos novas, as negociações com usadas também tiveram crescimento de 32,5% sobre fevereiro. As transações de ônibus também mostraram recuperação superando a marca dos 28% sobre fevereiro, ainda que os resultados tenham sido negativos em relação a março de 2021 e, também ao o 1º trimestre do ano passado.
No segmento de autos e comerciais leves com até 3 anos de fabricação, por sua vez, corresponderam a 10,4% do total de transações de março. No acumulado, a participação desses veículos é de 9,9%.
Acompanhe, a seguir, o desempenho de vendas de veículos usados, em cada segmento: