A norte-americana Veo, uma empresa especializada no setor de micromobilidade eficiente, apresenta a Apollo, uma bicicleta elétrica com capacidade para acomodar duas pessoas, algo novo no segmento de mobilidade consciente de duas rodas, levando em consideração que a maioria só oferece lugar apenas para o condutor.
O scooter Apollo (não deve ser confundida com a Apollo , fabricante de scooters elétricas premium do Canadá ), é uma bicicleta elétrica de classe 2 projetada para passageiros urbanos.
Assim como a maioria dos LEVs anteriores, destina-se a diminuir a dependência de carros movidos a gasolina, atendendo a duas necessidades: a capacidade de transportar duas pessoas e seu motor é acionado “pela ação de pedalar do ciclista , portanto pertencente a Classe1″, conforme explica a startup.
Mas as e-bikes controladas pelo acelerador podem ser operadas mais como uma motocicleta, com os pedais usados em grande parte como apoios estáticos para os pés.
“Ao abrir a micromobilidade para novos projetos e pesquisas pilotos e novos tipos de viagem, podemos reduzir dependência e ajudar as cidades a avançar em suas ambiciosas metas climáticas”, comentou o cofundador e CEO da Veo Candice Xie.
Com o motor de aceleração assistida do Apollo, pilotos de diferentes tamanhos e habilidades podem percorrer longas distâncias sem pedalar. O acelerador dá um impulso para acelerar a partir da imobilidade e ajuda nas subidas ou no transporte de carga.
De acordo com a fabicante Veo , o motor tem uma potência contínua de 750 Watts e uma velocidade máxima limitada de 24 km/h. Em termos de bateria, o Apollo pode percorrer uma autonomia de 72 km com uma única carga , facilitando para a maioria dos passageiros chegar ao trabalho e voltar. Além disso, a scooter tem uma capacidade de carga útil de até 180 kg.
A bike da Veo conta com alguns itens de segurança bastante interessantes, sobretudo para centros urbanos com mais movimento. É o caso do sistema que simular um ruído de motor elétrico, alertando os pedestres. Fora isso, uma tela navegação integrada alerta o usuário sobre o nível da bateria, velocidade e até dados da zona de pilotagem.
O Apollo ainda possui alto-falante Bluetooth, comandos de voz e um suporte para telefone, além de baterias intercambiáveis, o que significa que os técnicos da Veo podem facilmente trocar e reparar baterias a qualquer momento.
A nova bicicleta elétrica Apollo tem previsão para ser lançada só a partir do ano que vem.
Fonte: IG CARROS