Por meio do capital aberto da Porsche , a Volkswagen acaba de adquirir 24% das ações da fabricante croata de carros elétricos Rimac Automobili em uma negociação de 795 milhões de euros, segundo a agência de notícias Reuters.
A Porsche adquiriu 10% da empresa croata ainda em 2018, elevando sua fatia para 15% no ano seguinte. Os outros 8,8% foram oficializados com o investimento de 70 milhões de euros por parte do Grupo Volkswage n.
“A Rimac tem um posicionamento excelente com protótipos e serialização. A empresa está no caminho de se tornar uma grande fornecedora para a Porsche e outras fabricantes do setor de veículos elétricos”, diz Lutz Meschke, chefe de finanças da Porsche AG .
Desde que a Volkswagen inseriu uma quantia significativa de euros na Rimac , a empresa croata dobrou sua força de trabalho, contando hoje com algo em torno de mil funcionários. A empresa colabora com outras fabricantes no desenvolvimento de veículos elétricos, incluindo Hyundai , Kia e Aston Martin .
“A Porsche foi uma grande investidora para a nossa companhia desde 2018. Sempre foi um privilégio ter uma das maiores fabricantes da história como parceira”, disse Mate Rimac, fundador da fabricante de veículos elétricos.