Veículos

Volkswagen Gol deixa de ser produzido após 42 anos de história

Volkswagen Gol deixa de ser produzido após 42 anos de história


Foram 42 anos de jornada. Lançado em 1980, o Volkswagen Gol foi um dos líderes do mercado nacional ao longo de boa parte desse período. Mas tudo na vida acaba: o modelo deixou de ser produzido hoje (23) na fábrica de Taubaté, interior de São Paulo . A notícia foi antecipada pela Quatro Rodas . A descontinuação está alinhada com as férias coletivas dos funcionários da planta industrial.

O substituto é o Polo Track , uma versão simplificada da gama Polo que deve chegar às concessionárias até fevereiro de 2023 . O design do modelo já foi revelado e, inicialmente, o seu preço será de R$ 79.990 – valor também conhecido como R$ 80 mil.

O valor fica próximo dos R$ 78.160 pedidos pelo Gol 1.0 no configurador do site da Volkswagen . Pelo que traz, o Polo Track é um negócio bem interessante quando comparado ao seu mais do que defasado antecessor.

A produção do hatch será na mesma fábrica do interior paulista, unidade que está sendo adaptada para a fabricação do novo carro.

Mais pé no chão do que os demais modelos da linha, o Polo Track vem sempre com motor 1.0 de 84/77 cv e 10,4/9,6 kgfm de torque (etanol/gasolina) . O câmbio é o conhecido – e preciso – manual de cinco marchas.

Em relação ao Polo renovado, o Track dispensa alguns elementos mais caros. Os faróis não usam lâmpadas de LEDs, um dos recursos que mais chamou a atenção nas demais versões . A grade e para-choque se diferenciam em estilo e formam um conjunto agradável.

Por dentro, o painel é sempre analógico, enquanto a central multimídia também não é sofisticada como as que equipam as configurações mais caras da gama.  De acordo com a Volkswagen, os modelos de pré-venda serão ofertados com o sistema de som Bluetooth e volante multifuncional , ambos vistos na foto abaixo, além de ter a opção de uma central multimídia mais simples do que a dos demais Polo.

Completam a lista os indispensáveis ar-condicionado, direção elétrica e vidros elétricos dianteiros , itens que viraram feijão com arroz de uns anos para cá. Ainda não se sabe como ficará a lista de equipamentos de série e opcionais do Polo Track após o lançamento.

O acabamento é mais simples que o do Polo convencional, que também deve neste aspecto. Tudo foi ceifado em nome do custo-benefício. Nem por isso a diferença de preço em relação ao Polo 1.0 MPI é muito grande, dado que ele é comercializado por R$ 82.990. Está certo que cada centavo conta, mas…

Por ora, o sedan Voyage ainda está sendo vendido, mas vai sair de linha em breve, enquanto a picape Saveiro ficará no mercado por mais tempo – não há previsão de uma nova geração dela .

A mudança é mais do que bem-vinda, pois inclui uma plataforma superior. Lançada no Brasil em 2019, a arquitetura MQB A0 é bem mais moderna do que a antiga PQ24 do Gol, o que permite integrar tecnologias como os controles eletrônicos de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa (hill holder), além do reforço dos airbags laterais .

A ausência dos controles e das bolsas infláveis laterais entregam a idade do projeto do Gol, um modelo que ainda tem muito da geração de 2008, a chamada G5.

Mesmo que tenha saído de linha, o Gol pode reencarnar. Mas, se seguir a filosofia que muitas religiões pregam, ele deve assumir uma forma diferente. No caso, a grande chance é de voltar como SUV compacto . O argumento é que o nome é muito forte para ser desperdiçado. Contudo, isso fica para outra notícia.

Fonte: IG CARROS