Enquanto a Volvo vem trabalhando nos ajustes finais do EX90 , SUV 100% elétrico que dividirá o topo da gama da fabricante sueca, uma parte da equipe trabalha na base da gama, no projeto de um SUV elétrico compacto e acessível .
A fabricante busca formas de aumentar a quantidade de veículos vendidos e para isso é necessário oferecer um modelo para um segmento de entrada . Atualmente, o Volvo elétrico mais em conta na Europa é o XC40 Recharge , que parte de € 49.535.
Segundo o portal Auto Express , a nomenclatura ” EX30 ” foi recentemente registrada e patenteada pelos suecos, o que significa que a nova geração de veículos da Volvo será batizada com a letra E, seguido da letra S para sedã e X para SUVs , e então o padrão numérico já tradicional dos suecos.
Nesse caso, o EX30 seria o menor SUV já lançado pelos suecos e estará posicionado abaixo do XC40 atual e de um eventual ” EX40 “, nome também já registrado pela Volvo.
Segundo a revista, o pequeno Volvo irá utilizar a plataforma SEA desenvolvida pela Geely , fabricante chinesa dona da Volvo , Polestar e de uma parte da Smart .
A plataforma é modular e pode servir para diversos segmentos como o futuro EX90 que será um SUV de grande porte , ou a versão encurtada da estrutura, chamada de SEA-E onde a letra “E” significa “Entrada”.
Essa plataforma menor já é utilizada pelo Smart #1 (hashtag One), que começará a ser entregue a partir do início do próximo ano e mede 4,27m de comprimento, e 2,75 de entre eixos, com potência de 272 cv e autonomia de 440 km.
Portanto, se o futuro SUV da Volvo se basear no Smart , ele será cerca de 20 cm menor que o XC40 , que custa cerca de 8 mil euros a mais que o Smart no mercado europeu.
Uma das principais características do #1 é a recarga rápida , e permite recuperar a energia dos 10 aos 80% em apenas 30 minutos , e o EX30 deve se aproveitar da tecnologia.
A plataforma ainda permite versões mais potentes do veículo compacto . No caso do Smart haverá a versão Brabus que terá 428 cv, o que pode sinalizar uma versão mais esportiva do Volvo , embora a fabricante sueca não faça mais variantes para esse segmento .
Fonte: IG CARROS