A Volkswagen já começou a sua produção do ID.3, o primeiro carro elétrico de massa da marca e que deverá chegar ao Brasil. Ele é feito na fábrica em Zwickau, na Alemanha, exclusiva dos veículos EVs da empresa. Mas, por hora, as entregas estão previstas para começar a partir do segundo semestre no verão europeu, após o período estimado de retração da pandemia do novo coronavírus.
LEIA MAIS: Volkswagen quer superar a Tesla no mundo dos carros elétricos
Entre as novidades do ID.3 está o sistema de display head-up , com função de realidade aumentada (veja abaixo os vídeos). De largada, a produção será de 30.000 carros elétricos ID.3.
Acumulando carros prontos na fábrica, essa maneira não convencional de lançar um veículo totalmente novo permitirá também a VW aperfeiçoar os softwares do ID.3, que segundo rumores, ainda apresenta alguns problemas.
O ID.3 terá três versões, cada uma com baterias de capacidade diferente. A versão de entrada, terá bateria de 45 kWh, com autonomia de 330 quilômetros. Na sequência, está a bateria de 58 kWh, que pode rodar 420 km. A top de linha conta com bateria de 77 kWh e autonomia de 550 km.
O elétrico ID.3 é um dos símbolos do rejuvenescimento da marca que quer ser vista como uma empresa tecnológica e com preocupação ambiental. Como prévia do lançamento, a VW divulgou uma série de vídeos sobre alguns dos recursos mais interessantes do carro elétrico ID.3, como o avançado display heads-up.
LEIA MAIS: Startup cria primeiro veículo 100% elétrico a ser fabricado em série no Brasil
Traz um conceito que pode ser considerado de ” realidade aumentada “, já que projeta imagens digitais no parabrisa ou num pequeno visor transparente, para que fiquem sobrepostas no mundo real. O controle de voz não apenas obedece todas as palavras do condutor, mas também se comunica visualmente com seus ocupantes, graças ao se sistema ID inteligente.
Há ainda a chamada identidade luminosa (ID light) do carro. Uma faixa de LED atravessa o interior do veículo e auxilia o motorista alterando a cor de acordo com a função – por exemplo, a luz sinaliza que o sistema de tração do veículo está ativo.
LEIA MAIS: JAC iEV20 é o carro elétrico mais barato do Brasil, e uma grata surpresa
Também acentua as informações emitidas pelos sistemas de assistência e navegação do motorista, avisa sobre mudança de faixa e sinaliza avisos de frenagem e chamadas telefônicas recebidas. Confira abaixo o vídeo oficial de lançamento do VW ID.3 .