Saúde

Treino personalizado pode render mais

Treino personalizado pode render mais

Quer perder peso ou ganhar condicionamento com menos tempo de exercício? Precisa recuperar-se de uma lesão? Acho os treinos repetitivos na academia? Você pode estar precisando de um treino personalizado, que vai doer um pouco mais no seu bolso – e às vezes no corpo também – mas pode oferecer resultados mais próximos do que você deseja.

O trabalho de personal trainer coloca o especialista a seu lado durante toda a execução. Significa correção na hora de qualquer erro, ajustes de treino na medida do que você precisa, flexibilidade no planejamento dos treinos e até no local dos exercícios.

Pode ser na academia – que você provavelmente não vai poder dispensar – mas pode eventualmente ir para as ruas, para o bosque e até para a casa dos clientes. O retorno? Depende do cliente e seu envolvimento, mas com o personal do lado fica mais fácil diz o preparador físico Adriano Nunes, 33 (foto).

Leia mais
Escolha do personal envolve várias decisões

Nunes destaca que em qualquer boa academia você faz sua inscrição, recebe uma avaliação física e um plano de treinos, que vai ficar em uma ficha. Isso é atualizado periodicamente, a academia com estrutura adequada vai ter instrutores que acompanham, mas isso nunca poderá ter o nível de proximidade e avaliação que o personal tem.

“O treino personalizado leva a avaliação física para a execução dos exercícios, você é avaliado enquanto faz as atividades, o plano é permanentemente atualizado e pode ser alterado a qualquer momento. O contato ajuda, por exemplo, a adequar o treino do dia em função das suas condições físicas, emocionais, do que você fez na sua vida pessoal”, explica.

O valor do personal supera – muito em alguns casos – o valor da mensalidade da academia, o que provoca público exigente. É comum que os clientes exijam resultados e qualificação do preparador. “Eu procuro me manter atualizado, vou à Fitness Brasil e ao Enaf (Encontro Nacional da Atividade Física), que são os principais eventos do gênero no país. Também estou fazendo uma pós-graduação.”

O preparo físico dos treinadores acaba em avaliação também, o que nem sempre é correto. “Eu reservo tempo para meu treino pessoal. É minha opção. Às vezes a gente vê clientes comentando que um preparador está fora do peso mas isso pode ser um erro. É preciso avaliar que tipo de treino ele oferece, qual seu conhecimento técnico.”

ACOMPANHAMENTO

Uma qualificação que deve ser exigida: disposição. Personal tem clientes no primeiro horário da manhã e nos últimos. Precisa atender a todos com o mesmo bom humor e dedicação. Uma das tarefas centrais é ser motivador. Mostrar perda de interesse, cansaço, desatenção, são fatais para o profissional e para a qualidade do treino. Acompanhamento com identificação permanente dos resultados é exigência da função.

Esse acompanhamento é muito importante no caso de lesões. Clientes que chegam às academias em recuperação precisam de um trabalho muito mais orientado. “A academia vai planejar um treino que não force a lesão, assim como o personal. Mas o personal acompanha de uma forma melhor a evolução, que tipo de exercício pode ser aplicado, fazer uma programação para o salão de equipamentos e montar um treino para a piscina.”

Mas um alerta: nem o personal vai impedir que você tenha lesões nos treinos. Esse é um risco da atividade, que se agrava pelas condutas fora da academia. Um dia de esforços em casa, carregar objetos pesados, um final de semana de futebol na chácara dos amigos, má postura no trabalho são fatores que podem desencadear lesões com exercícios leves.

“O que o personal tem é a vantagem do contato no dia-a-dia que pode avaliar: olha, você forçou demais a coluna, vamos evitar pressão hoje ou o contrário, você vai passar dias em eventos especiais que provocam problemas de postura, como ficar muito tempo em pé ou muito tempo sentado ou em cursos, então vamos preparar seu corpo e orientar alongamento ou outra atividade.”

O resultado pode vir mais rápido? Pode, se personal e cliente definem e conseguem cumprir metas e evolução do curso. Mas tudo depende de quem faz os exercícios, do envolvimento, de medidas além da academia como alimentação, hábitos saudáveis. O resultado nestes casos pode ser igual com ou sem personal. A peça principal continua sendo você.