Saúde

Alimentos certos ajudam a controlar TPM

Alimentos certos ajudam a controlar TPM

Toda mulher sofre, já sofreu ou conhece alguém que sofra com a temida TPM (Tensão Pré Menstrual), o que pouca gente sabe é que além dos medicamentos, exercícios, técnicas de relxamento e tantas outras tentativas de controlar os sintomas, a alimentação pode influenciar, ampliar ou reduzir os problemas nesta fase.

Cereais integrais, leguminosas, banana, damasco, castanhas, folhas verdes escuras, peixes e aveia, sção alguns alimentos que podem ajudar. Da mesma forma, café, chá, bebidas alcoólicas pode agravar o problema.

Leia mais – Confira a lista de alimentos indicados para TPM

A TPM é configurada por uma série de sintomas que se manifestam de 15 a 10 dias antes da menstruação e na maioria dos casos somem assim que a a mulher menstrua. A causa está associada principalmente à redução na produção de serotonina, substância que atua no humor das pessoas.

Nilo Pavarini

Nutricionistas Karina Haddad e Isabela Gonçalves

As nutricionistas Karina Gonçalves Haddad e Isabela Gonçalves Fenólio iniciaram há nove meses um projeto inovador, com avaliação e dieta personalizada para enfrentar o momento. Além disso, as refeições são entregues prontas ao paciente todos os dias de segunda a sexta. E para quem sofre com TPM também é possível elaborar um cardápio diferenciado para ajudar a equilibrar o organismo da mulher.

“É preciso avaliar a rotina alimentar de cada mulher e fazer os ajustes necessários para que as vantagens comecem a aparecer no dia-a-dia. Sempre será um tratamento individualizado, de acordo com os sintomas que você apresenta,” afirmam.

No geral, as nutricionistas explicam que é necessário que a mulher mantenha uma alimentação equilibrada, variada e fracionada, com alimentos integrais, castanhas, frutas, folhas verdes, suco verde, peixes, além de melhorar a saúde de uma maneira geral, pode contribuir para um sentimento de bem estar, ajudando a combater os sintomas característicos das mulheres nessa fase.

Existem até 150 sintomas e mudanças físicas ou emocionais relacionadas à TPM, porém os mais comuns são irritabilidade, depressão, dor nas mamas, agressividade, alterações na pele e dor de cabeça. Estudo realizado este ano pela Unicamp (Universidade de Campinas) e Cemicamp (Centro de Pesquisa em Saúde Reprodutiva de Campinas) com 860 brasileiras com idade entre 18 e 35 anos revelou que 80% delas tem ou já tiveram TPM.